Defesa Civil

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A gestão de risco é a responsabilidade principal da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC). Compreende um conjunto de procedimentos voltados para a redução de desastres, sejam eles provocados por processos naturais ou induzidos por atividades humanas. No desenvolvimento dos planos de gestão de risco, a SEDEC apresenta as ações estaduais de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, além de servir de base para elaboração de planos complementares das diversas organizações integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil – SIEDEC, recomendando e padronizando os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes de desastres, bem como proteger a sociedade de eventos adversos.

Considerando o histórico dos desastres ocorridos no Estado do Rio de Janeiro, estão estabelecidos eixos para o aprimoramento institucional da Defesa Civil Estadual com o objetivo de conjugar esforços para a redução dos desastres, a saber:

1. Identificar e mapear áreas de risco do Estado;
2. Definir atribuições dos órgãos do Sistema Estadual de Defesa Civil;
3. Apoiar os municípios na gestão de redução de risco de desastres e nos casos de Situação de Emergência (SE) e Estado de Calamidade Pública (ECP).
4. Realizar monitoramentos meteorológicos, hidrológicos e geológicos das áreas de risco, em articulação com a União e os Municípios.

Para mais informações sobre departamentos da secretaria acesse: http://www.cbmerj.rj.gov.br/
 




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