Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Sectids inaugura renomado Instituto Internacional de gastronomia em Botafogo

 04/10/2018 - 16:58h - Atualizado em 04/10/2018 - 17:00h
 » Renata Fortes

Le Cordon Bleu Rio de Janeiro Instituto de Artes Culinárias é uma das mais respeitadas do mundo


Uma das mais renomadas escolas de gastronomia no mundo, a francesa Le Cordon Bleu, foi inaugurada nesta quinta (04.10), em Botafogo, graças a uma parceria entre o governo do estado do Rio de Janeiro, à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids) e o Instituto Le Cordon Bleu.

A filial carioca irá capacitar profissionais que atendem ao setor hoteleiro e gastronômico. O governo do Rio cedeu o imóvel de 1.600 metros quadrados para a escola montar e gerir os cursos de formação em panificação, doceria e cozinha salgada. O Curso da Escola Le Cordon Bleu terá duração de 12 meses e as aulas acontecerão durante todos os dias da semana.

 

O governador Luiz Fernando Pezão ressaltou a importância da Instituição mundialmente reconhecida e disse que o Brasil, e mais especificamente o Estado do Rio de Janeiro ganharam um presente ao terem uma filial da Instituição na Cidade. Graças a parceria firmada entre o Governo, por intermédio Faetec, unidade vinculada à Sectids, 20% das vagas da Instituição foram oferecidas gratuitamente a 10 estudantes bolsistas com renda familiar de até quatro salários mínimos e oriundos da rede pública em curso profissionalizante. O valor total do curso gira em torno de R$ 40 mil reais.

 

                                

 

Para o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, esta é uma oportunidade que pode mudar a vida de muitas famílias de jovens de baixa renda que amam o mundo gastronômico. Segundo ele, a chance única de estudar em uma das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo só aconteceu graças ao empenho e parceria do governador Luiz Fernando Pezão, a sua esposa Maria Lucia Horta, ao secretário de Fazenda Luis Claudio e ao presidente da Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), Miguel Badenes. Gabriell ressaltou o enorme trabalho, dedicação da equipe do governo em conseguir trazer a Instituição para a Cidade do Rio de Janeiro e empenho de todos para que as aulas iniciassem ainda este ano.


Para o estudante bolsista, Phelipe Ferreira, 28 anos, morador de Manguinhos, a Le Cordon Blue é a realização de um sonho: “Essa é a oportunidade que eu precisava para conseguir um futuro profissional de sucesso na área de gastronomia. Isso vai mudar a minha vida! Sempre tive vontade de estudar gastronomia, mas não tinha possibilidades. Já fiz vários cursos profissionalizantes na Faetec, como cozinheiro, confeiteiro, padeiro, pizzaiolo e, agora conseguir esta bolsa é um sonho concretizado. A escola francesa é a ponte para alavancar meu futuro profissional!”, contou Phelipe.

 

Daniele dos Santos, 35 anos, moradora de Duque de Caxias é outra das 10 bolsistas selecionadas. Segundo ela, a paixão pela cozinha a levou ao curso de gastronomia em uma universidade particular. Ao saber da possibilidade de estudar na Le Cordon Bleu fez o processo seletivo e passou. “A universidade tive que trancar para me dedicar exclusivamente às aulas que acontecem todos os dias de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Tive que optar pela faculdade ou este curso, porque não tinha como conciliar os dois com o meu trabalho. Sempre tive paixão por cozinhar, é o que mais gosto de fazer. Vou me dedicar exclusivamente para ser uma chef de cozinha reconhecida. Essa é a oportunidade da minha vida! Espero que a partir daqui eu sirva de inspiração para outros jovens”.

 

                             

 

Fundada em Paris em 1895 a Le Cordon Blue está presente em 20 países. Nas 35 escolas da Instituição estudam cerca de 20 mil alunos. O diploma da instituição é a oportunidade de mudar a vida destes muitos jovens. E para quem tiver interesse na área gastronômica, um novo edital para outra turma está previsto para ser publicado no próximo dia 15 de outubro. A sede da Le Cordon Bleu fica Rua da Passagem, n° 179 – Botafogo.

 

Fotos: Gabriel Lobo 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________