Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Ciência e Tecnologia

Ação Comunitária oferece consultas, serviços e lazer gratuitos em Jacarepaguá

 09/06/2018 - 15:34h - Atualizado em 11/06/2018 - 11:15h
 » Renata Fortes

SECTIDS participa da iniciativa oferecendo diversos serviços à população


Para valorizar a cidadania e oferecer assistência à população, o Gabinete de Intervenção Federal e o Comando Conjunto firmaram parceria com agência dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e empresas da iniciativa privada visando integrar e beneficiar socialmente crianças, jovens, adultos e idosos em diversas atividades sociais, culturais que visam promover a saúde, educação e cidadania. Assim, vários serviços destinados à população foram oferecidos gratuitamente (emissão de documentos, regularização do serviço militar, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação, serviços de saúde , de beleza, além de oficinas de grafite, e entretenimento para as crianças) na Vila Olímpica da Praça Seca, em Jacarepaguá, Zona Oeste.

 

O Governo do Estado do Rio mobilizou várias secretarias que ofereceram, durante todo o sábado (09.06), das 8 horas até 16horas, serviços em áreas beneficiadas pelas medidas emergenciais e estruturantes implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio. 

 

A fila foi grande para alguns serviços. Entre os mais procurados estavam: a isenção da taxa para a emissão da segunda via de documentos (certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade), os cortes de cabelo e o cadastro de jovens para o treinamento e inserção dos mesmos no Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), todos oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS).

 

A dona de casa Beatriz Rodrigues, 41 anos, veio à ação com quatro dos cinco filhos que tem com o marido, Sergio Carvalho, 59 anos. Após 22 anos de união com o técnico em comunicação, ela contou que estava em busca da isenção para conseguir tirar a certidão de casamento. “Estou muito satisfeita com o serviço oferecido e o atendimento que recebi. Este documento é a garantia de reconhecimento do meu vínculo com meu marido. A Justiça exige muitos documentos para eu e meus filhos poderem usufruir dos benefícios que a empresa que ele trabalha concede a ele. Agora, eu e meus filhos teremos direito por exemplo a usar o plano de saúde. Outro serviço muito procurado foi o da beleza.         

Profissionais e aprendizes de cursos profissionalizantes voltado para a área de beleza da Faetec estavam cortando cabelos e caprichando nos penteando das mulheres. A aposentada Wilma Gomes Marques, 55 anos, que atualmente é cuidadora de idosos, quis fazer um penteado para a festa que irá ainda neste sábado. Sob o cuidado da cabelereira, Idalete Silva, 24 anos, Wilma ficou arrumada e pronta para a festa em menos de uma hora. “É muito gratificante poder ajudar pessoas que buscam nossos serviços nestas ações. Sempre que há iniciativas como esta eu estou presente”, contou a jovem cabelereira. 

 

Para o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, que representou o governador Luiz Fernando Pezão, a ação social é um marco e demonstrou a força da Intervenção Federal, que está trabalhando alinhada com os governos estadual e municipal. “Este evento é um marco! O Estado atua levando ações sociais muito importantes para a população da Vila Olímpica da Praça Seca. A ação visa trazer cidadania à população local, e contempla inúmeros serviços já oferecidos pelo governo estadual, de uma forma concentrada”, pontuou Gabriell.


Confira a lista dos serviços que foram oferecidos pela SECTIDS:

·   Isenção da taxa de emissão de 2ª via de documentos;

·    Corte de cabelo;

· Atendimento médico simples;

·   Aferição da pressão arterial;

· Prevenção de endemias, saúde bucal e cálculo do Índice da Massa Corporal;

·  Orientação Nutricional;

· Atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes desaparecidos;

· Atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social;

· Orientação e cadastro de jovens para o treinamento e inserção dos mesmos no Programa de Trabalho Protegido na Adolescência;

· Orientações sobre Serviços, Programas e Benefícios como: 

ü  Bolsa Família; ü  Benefício de Prestação Continuada; ü  Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos em situação de risco social; ü  Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

 

Foram cerca de mil atendimentos feitos pela equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS) durante a ação. 

 

CCDC- isenções de documentos: 270 certidões, 30 casamentos, 325 identidades, somando 625;

SSAI - Segurança Alimentar: 36 medições IMC, 41 orientações nutricionais e 100 informativos distribuídos;

FAETEC: Escola de Saúde realizou 89 atendimentos, Escola de Beleza fez 75 cortes femininos, 52 cortes masculinos, 27 cortes crianças, totalizando 154 cortes;

FIA:123 atendimentos, 28 encaminhamentos para o Prograa Trabalho Protegido na Adolescência, houve distribuição de 2.300 pulseiras de identificação do Programa SOS Criançcas Desaparecidas, 1.950 folderes foram entregues e confeccionados 1.800 cartazes do SOS Crianças Desaparecidas/FIA. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________