Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Anfiteatro histórico do Hupe é palco de homenagens: Secretário Gabriell Neves recebe comenda Fernão Pougy

 18/05/2018 - 14:55h - Atualizado em 18/05/2018 - 15:09h
 » Renata Fortes

A condecoração é concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)


 O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), Gabriell Neves, participou na última quarta-feira (16.05) da cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes, ao médico e diretor-geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Edmar José Alves dos Santos, no anfiteatro do hospital. A condecoração, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi entregue pelo deputado estadual Zaqueu Teixeira em reconhecimento aos serviços prestados pelo médico na área da saúde pública do Estado e principalmente no Hupe.

 


Edmar agradeceu as homenagens e salientou a felicidade da cerimônia acontecer no anfiteatro histórico do hospital. Ele salientou a importância do trabalho em equipe na unidade e o momento da outorga da medalha. “A Medalha Tiradentes geralmente é entregue na Alerj, mas optamos por recebê-la aqui devido à importância que o local representa. O momento da condecoração é extremamente relevante pois o Estado está começando a se recuperar. Esta medalha é fruto de um trabalho de toda a equipe do Hupe e mostra que o mesmo está pronto para crescer e tornar-se o mais importante cenário em treinamento de profissionais da saúde, desenvolvimento tecnológico e qualificação de assistência à população. A medalha significa a capacidade de renovação da equipe e do hospital”, pontuou o médico.

 

Na cerimônia estiveram presentes autoridades da área acadêmica e da política, além de secretários de governo e servidores públicos. Durante a solenidade foi instituída a comenda Fernão Pougy, em homenagem póstuma ao médico formado na UERJ, que faleceu em 2016. Os agraciados foram: o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTDS), Gabriell Neves, os deputados estaduais Gustavo Tutuca e Zaqueu Teixeira, o presidente do Cremerj, Nelson Nahon, o atual chefe da pasta da Saúde, Sérgio D’Abreu Gama, que representou o ex-secretário estadual de saúde, Luiz Teixeira, e a defensora pública Thaisa Guerreiro.


O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTDS), Gabriell Neves destacou que a homenagem feita celebra a administração atuante do diretor do Hupe e amplia a importância do hospital no âmbito da saúde pública, já que a mesma tem uma vocação diferenciada de outras unidades de saúde. “O Hupe além de atender a sociedade de maneira geral fornecendo serviços de saúde de qualidade, ainda tem a função de educar e formar novos profissionais. O Edmar reestruturou toda a rede do Hupe dentro do sistema de saúde. Hoje a situação do hospital é boa, mas ainda vai melhorar muito. No início do ano, através de uma suplementação orçamentária de mais de R$ 15 milhões conseguimos a aquisição de novos equipamentos para o Hospital Universitário Pedro Ernesto, a fim de suprir a carência e também incorporar modernidade, qualidade, segurança e conforto aos pacientes. O pagamento vai ocorrer ainda este mês, e desta maneira vamos viabilizar a entrega. Estamos empenhados em garantir recursos orçamentários para obras e reformas, almejando sempre oferecer um atendimento de saúde digno, humanitário e de qualidade para os cidadãos”, disse Gabriell.


Ao encerrar a sua fala o secretário ressaltou ainda, que vem se empenhando arduamente em honrar em dia com o pagamento das bolsas que a SECTIDS é responsável. Na última terça (15), as bolsas referentes ao mês de abril da UERJ, FAPERJ, UENF e UEZO foram pagas. A previsão de compensação dos valores é sexta-feira, dia 18.05. As bolsas, exclusivamente da UERJ e que estão em atraso, foram pagas no dia 17.05 e a expectativa é que os valores estejam na conta dos bolsistas na próxima terça-feira, dia 22.05.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________