Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

CIB SE REÚNE PARA DEBATER POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 10/04/2018 - 11:59h - Atualizado em 10/04/2018 - 11:59h
 » Geovana Martins

Calendário de capacitação do SUAS é lançado


A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) se reuniu, nesta terça-feira (10), para debater as metas do Pacto de Aprimoramento de Políticas de Assistência Social no Estado do Rio. O encontro reuniu mais de 100 gestores municipais e estadual com o intuito de organizar a oferta de serviços. Esta edição, organizada pela Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social tratou de cinco prioridades: universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), aperfeiçoamento institucional dos programas, segurança de renda, integralidade da proteção socioassistencial e a gestão democrática e participativa.

 

 

Além da apresentação destes temas, a Comissão discutiu a necessidade de recursos financeiros para a aplicação dessas políticas. A subsecretária de Assistência Social e Descentralização de Gestão, Nelma Azeredo, explicou a questão financeira.

 

 

- Nós temos muitas pautas para debater hoje, mas uma das mais importantes é a instabilidade na transferência de recursos federais aos municípios. É necessário ter recursos financeiros para executar a política de assistência social. O secretário Gabriell Neves está na luta para transferir recursos para essa área aos municípios - revelou Nelma.

 

 

Durante todo o dia, foram apresentadas metas que devem ser cumpridas ao longo do ano pelos gestores. Na reunião da Comissão, foi apresentado o calendário de capacitação do SUAS em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

 

 

Neste mês, foi realizado o curso de capacitação de 92 profissionais no Formulário do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. E, em maio, será realizado o curso de atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS para 762 técnicos. Durante este ano e início de 2019, serão capacitados 3.977 profissionais para atuarem no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos 92 municípios.

 

 

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) e representante de município de Tanguá, Daiana Izabel, destacou a importância da qualificação para os profissionais.

 

 

- Está previsto na nossa política de assistência social o diálogo entre os gestores municipais e o Estado. Diante da crise financeira no Rio, acreditamos que a mudança vai partir dos municípios de pequeno porte. E vamos continuar na resistência para provar que essa política é importante para o Estado do Rio, por isso, a necessidade de capacitação de todos os técnicos para atuarem da melhor maneira possível - destacou Daiana.

 

 

A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi realizada no Espaço Cultural Heloneida Studart no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), no centro do Rio. A próxima reunião será realizada em maio.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________