Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Governo do Estado participa de ação comunitária na Vila Kennedy

 18/03/2018 - 00:19h - Atualizado em 18/03/2018 - 00:21h
 » Ascom

Moradores da comunidade da Zona Oeste receberam atendimentos nas áreas de Saúde, de Direitos Humanos e de Trabalho e Renda


Desde cedo, filas se formavam em frente à Escola Municipal Alcides Etchegoyen, em Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, neste sábado (17/03). Moradores da região, com suas famílias, compareceram ao local onde diversas ações sociais e de cidadania estavam programadas. O evento teve o apoio do Comando Conjunto de Operações, em coordenação com a Secretaria de Estado de Segurança e em parceria com órgãos estaduais, federais e do município.

 

O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, que representou o governador Luiz Fernando Pezão, enfatizou a importância da aprovação do Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised), que destina 5% dos royalties do pré-sal para as ações de segurança e projetos sociais em comunidades.

 

- O Fised já está regulamentado. Faltam poucos detalhes do ponto de vista contábil, mas ele já está recebendo aportes recorrentes dos royalties. A ideia é sempre seguir a lógica que está espelhada nessa ação social, com várias forças trabalhando em conjunto - disse o secretário.

 

O Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social é o legado que a atual administração deixará ao Estado do Rio de Janeiro. É o primeiro fundo constitucional de segurança do país e vai garantir recursos para uma área prioritária do estado. O fundo contará com 5% dos royalties do pré-sal e poderá ainda receber doações de entidades públicas e privadas.

 

Segundo o secretário Christino Áureo, esses recursos poderão ser usados no combate à criminalidade, incluindo iniciativas de desenvolvimento social em áreas carentes no Estado do Rio. De acordo com a lei, do total que for investido em segurança pública, no mínimo 25% deverão ser aplicados em projetos sociais.


Atuação das secretarias do Estado


A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social ofereceu diversos serviços, como orientação e mapeamento de segurança alimentar, serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, além de informações sobre programas sociais diversos.

 

– Este evento é um marco. O Estado vai atuar levando ações sociais muito importantes para a população da Vila Kennedy. É apenas um projeto-piloto, para estendermos essa ação para outras comunidades. A ideia é implementá-las em mais regiões do estado – disse o secretário Gabriell Neves.

 

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos levou o Ônibus Lilás (unidade móvel de atendimento à mulher) e também instalou pontos de apoio ao direito do idoso. Já a FIA (Fundação para a Infância e Adolescência) marcou presença com sua equipe do SOS Crianças Desaparecidas.

 

Um dos locais mais concorridos foi o balcão de empregos montado pela Secretaria de Trabalho e Renda, que também fez agendamentos para retirada de carteira de trabalho. Diogo Moreira Calixto, de 26 anos, foi encaminhado para um emprego formal, o primeiro da sua vida.

 

– A partir desta semana, vou trabalhar como atendente em uma grande rede de lanchonetes – afirmou o morador.

 

Os postos montados pelas secretarias de Estado de Saúde e de Defesa Civil atraíram um público de todas as faixas etárias. No primeiro, foi oferecida a vacinação contra a febre amarela e o serviço de aferição de pressão arterial e glicemia. No segundo, atendimentos odontológico e ambulatorial, nas especialidades de Pediatria e Clínica Geral.


Balanço final das ações:


Secretaria de Estado de Trabalho e Renda

Intermediação de Mão de Obra (IMO) : 196
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): 272 agendamentos

 


Detran

400 atendimentos

 


Secretaria de Estado de Saúde

510 pessoas vacinadas para febre Amarela

 


Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos

Distribuição de 600 estatutos dos idosos
Distribuição de 450 Livretos sobre a Lei Maria Da Penha
Distribuição de 1.700 flyers sobre serviços da subsecretaria de Mulheres
e sobre o Disque Idoso
3 denúncias sobre violência contra a mulher

 

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social

150 isenções de identidade
150 isenções de certidões
4 habilitações para casamento

 

Segurança Alimentar:
65 medições IMC
60 orientações nutricionais
20 participantes rodas de conversa
500 folhetos sobre alimentação saudável

 

Crédito: Felipe Corrêa




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________