Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Assistência Social

Seminário reforça o desenvolvimento de políticas de Assistência Social no Estado

 28/02/2018 - 12:34h - Atualizado em 28/02/2018 - 12:35h
 » Geovana Martins

O objetivo desse seminário é criar mecanismos para a efetivação da política de Assistência Social em todo o Estado


 Articular políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de saúde, trabalho, cultura e emprego. Esse foi o objetivo do “Seminário de Intersetorialidade na Política de Assistência Social”, realizado nesta quarta-feira (28), no auditório do prédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), no Centro do Rio de Janeiro.


Segundo o representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids), Vinícius Pereira Almeida Bastos, o objetivo desse seminário é criar mecanismos para a efetivação da política de Assistência Social em todo o Estado.


- Nossa meta é capacitar os coordenadores e técnicos para realizarem um bom atendimento aos usuários, garantindo a sinergia do Estado com os 92 municípios e a melhoria da Política de Assistência Social - afirmou Bastos.


O encontro teve a participação de secretários municipais, gestores e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) dos municípios. O coordenador de CRAS de Três Rios, Jean Carlos Fabrício Belo Vicente, destacou a importância do encontro.


- Vamos conseguir realizar um trabalho eficaz, eficiente e de qualidade. Esse seminário vai ensinar formas e métodos de trabalho – disse Vicente.


A subsecretária de Assistência Social e Descentralização de Gestão, Nelma Azeredo, ressaltou que, nos dez anos de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Rio de Janeiro, a secretaria tem buscado avançar para a qualificação da Assistência Social como Política Pública de direito.


- A lógica do SUAS é trabalhar em um sistema de rede. Precisamos articular, em todo o território, um trabalho em conjunto com as outras políticas setoriais, na área da saúde, educação e diversas outras. O que nós queremos é alterar a realidade das famílias que estão vivendo de forma precária e garantir o acesso a todas as políticas públicas – afirmou Nelma.


Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral, Patrícia Rivello Garcia, o seminário vai garantir que o trabalho se perpetue em todas as esferas.


- Esse debate é muito importante porque o SUAS não trabalha sozinho, precisamos estar em consonância com as outras pastas, não só com o poder público, mas com a sociedade civil também – destacou Patrícia.


Durante todo o dia, foram ministradas palestras sobre os desafios da Intersetorialidade na Política de Assistência social, o olhar do assistente social e do psicólogo nessa política e o debate sobre as redes e a organização de trabalho na Política de Assistência Social.

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________