Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Assistência Social

Integrantes da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Volta Redonda -CAISANS/VR tomam posse

 06/02/2018 - 16:55h - Atualizado em 06/02/2018 - 16:55h
 » AsCom

Órgão é responsável pela coordenação e monitoramento das políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e combate à fome


Os integrantes da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Volta Redonda (CAISANS-VR) tomaram posse no último dia 29 de janeiro, no auditório da Secretaria de Ação Comunitária(SMAC) do município de Volta Redonda. O vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária do município, Maycon Abrantes, presidiu a mesa de cerimônias, que também contou com a participação da subsecretária de Articulação Institucional, Karine Ferreira Costa, representando a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS); Kátia Cardoso, secretária Executiva da CAISANS estadual; e Liliane Rocha Ribeiro, diretora do departamento responsável pela coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional do município.

 

Empossado como presidente da CAISANS/VR, o vice-prefeito ressalta a importância da câmara e destacou o grande desafio que terá pela frente: “A câmara íntersecretarial tem uma grande responsabilidade, já que cabe a ela a coordenação e monitoramento, de forma intersetorial, das políticas públicas na esfera municipal, relacionadas à segurança alimentar e nutricional, de combate à fome e à garantia do direito humano à alimentação adequada”.


Satisfeita com o crescimento da política de segurança alimentar e nutricional no estado, a subsecretária de Articulação Institucional Karine Costa ressalta a importância da adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) “É muito importante expandir o número de municípios e traçar políticas públicas para combater a fome. Quem tem fome, tem pressa!”


Na ocasião, a secretária executiva da CAISANS Estadual, Kátia Cardoso, profere uma palestra aos participantes e aos novos integrantes da câmara intersecretarial, com o objetivo de orientar para o trabalho no âmbito da agenda da política de segurança alimentar e nutricional no município, suas competências e atribuições. Estes trabalhos devem começar nos próximos dias.


No Brasil, os 27 estados da federação aderiram ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, totalizando 221 municípios atuando para combater a fome. O vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Volta Redonda, Maycon Abrantes, destacou a importância da entrada do seu município no SISAN.


“Uma pessoa com fome, sem condições de realizar uma refeição por dia é algo muito grave. É preciso ter políticas públicas para combater a fome. Temos mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade no nosso município, por isso, a nossa busca pela implementação e o trabalho efetivo da CAISANS/VR”, concluiu.


Estiveram presentes e também tomaram posse os secretários e representantes das demais secretarias que compõem a CAISANS/VR, como Saúde, Educação, Esporte e Lazer e Cultura. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________