Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Faperj entrega outorgas a cientistas e jovens cientistas do Nosso Estado

 31/01/2018 - 16:07h - Atualizado em 01/02/2018 - 13:47h
 » Geovana Martins

Ao todo, foram contemplados 531 pesquisadores


 Pesquisadores e gestores do mais alto gabarito em ciência, tecnologia e inovação se reuniram, na manhã desta quarta-feira (31), na Sala Cecília Meireles, na Lapa, para prestigiar a cerimônia de entrega dos termos de outorgas relativos aos editais Cientistas do Nosso Estado (CNE), Jovens Cientistas do Nosso Estado (JCNE) e de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).


Ao todo, foram contemplados 531 pesquisadores – 348 CNE, 164 JCNE e 19 INCTs. Considerados programas-símbolo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), eles financiam bolsas, por até 36 meses, com o objetivo de custear despesas de pesquisas nas diversas instituições do estado do Rio de Janeiro, realizadas por cientistas de reconhecido mérito. Todos os pesquisadores têm o compromisso de desenvolver, em cada um dos anos de vigência de suas bolsas, palestras e cursos para os alunos de escolas públicas.


O presidente da Faperj, Ricardo Vieiralves de Castro, lembrou que o Estado do Rio vem superando uma crise que afetou a todos, inclusive a área da ciência, mas agora é o tempo de recomeçar.


- Não vamos olhar para trás, quero que o evento de hoje se torne um marco para dignificar o nosso trabalho. Para a produção do conhecimento, é necessário que exista um cérebro, é preciso estudar e se atualizar, e isso exige investimento e informação. Investir em ciência é promover o bem-estar. Estamos tirando os laboratórios do CTI – vibrou Vieiralves.


O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, destacou a relevância da cerimônia de entrega de outorgas da Fundação. Segundo ele, o panorama para o desenvolvimento da ciência estadual é positivo.


- Para o crescimento sustentável do estado, é cada vez maior a importância dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Não é uma tarefa simples, as crises nos obrigam a nos qualificar. Hoje, reafirmamos o compromisso da atividade científica no Estado. A Faperj será recuperada na sua capacidade de investimento e pesquisa – garantiu Gabriell Neves.


Uma das contempladas pelo programa Jovens Cientistas do Nosso Estado, a professora Isabele da Costa Ângelo, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, afirma que a outorga garantirá o estudo do controle do mosquito Aedes Aegypti.


- O que a gente espera é uma alternativa para o controle do mosquito, principalmente diante do grande problema da resistência aos produtos químicos. E a nossa proposta é utilizar um fungo que é encontrado na natureza para nos ajudar. As pesquisas vão beneficiar e espero que, no futuro próximo, possamos implementar essa nova formulação – explicou Isabele.


Presente na cerimônia, o governador Luiz Fernando Pezão destacou a importância da ciência para o progresso da economia do Rio.


- A gente sobreviveu à maior crise econômica do país. Longe de mim de querer atrasar bolsas e salários. Vamos retomar o crescimento, e eu preciso dos cientistas e pesquisadores como nunca – afirmou Pezão.


Durante o evento, foram assinados dois termos de cooperação. Um entre a Faperj e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), relacionada aos Centros Nacionais de Equipamentos Multiusuários do Estado do Rio de Janeiro. E o outro, o termo de cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e a Faperj, para atuação de 19 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro.


O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, lançou o Programa Internet Para Todos, considerado o primeiro satélite do governo brasileiro.


- É um avanço para o mundo da tecnologia, 30% do satélite será utilizado no Ministério da Defesa. Vamos levar banda larga gratuita para todas as escolas de todo o país, postos de saúde e para os municípios da área rural – revelou Kassab.

 

Fotos: Felipe Correa




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________