Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Fia e Segurança Presente lançam campanha para evitar o desaparecimento de crianças durante o carnaval

 30/01/2018 - 16:47h - Atualizado em 30/01/2018 - 16:47h
 » Geovana Martins

O objetivo é alertar os pais para a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes durante a maior festa popular do mundo.


 O período do carnaval movimenta um grande número de pessoas na cidade do Rio de Janeiro, aumentando os fatores que contribuem para o desaparecimento de crianças e adolescentes. Para evitar que o número de ocorrências cresça, o S.O.S Crianças Desaparecidas, vinculada à Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), e a Polícia Militar promovem, nesta quarta-feira (31), uma ação no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, Centro do Rio. O objetivo é alertar os pais para a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes durante a maior festa popular do mundo.


Os policiais militares e assistentes sociais irão distribuir mais de 40 mil pulseirinhas de identificação, folders explicativos e cartazes com a divulgação dos desaparecidos. A mobilização será realizada nas oito bases da Operação Segurança Presente - Aterro do Flamengo; Lagoa Rodrigo de Freitas; Méier;
Praça Quinze; Largo da Carioca; Central do Brasil; Boulevard Olímpico e Lapa, locais com grande concentração de pessoas durante os blocos carnavalescos.


A presidente da FIA, América Tereza Nascimento da Silva, destacou a importância da campanha e a cooperação com os policiais.


- Nesse período do carnaval, o mundo passa por aqui. São turistas que vêm de toda a parte e chegam sem orientação. Por isso, a FIA e os policiais do Segurança Presente vão prestar um grande trabalho. Explicando a importância de as crianças já saírem de casa identificadas e, se não tiver a pulseira, que coloque um crachá ou um adesivo com nome e contato dos responsáveis. Esse trabalho em conjunto visa justamente criar uma rede de proteção e reforçar a necessidade da identificação – disse América Tereza.


Na pulseira, os pais e responsáveis devem escrever o nome da criança, o endereço e um telefone de contato. A medida ajuda na identificação e na localização da família, caso o menor se perca em meio à multidão. A campanha em parceria com os agentes da Operação Segurança Presente começa nesta quarta-feira e vai até o final do carnaval.


- Essa campanha de prevenção ao desaparecimento é realizada de forma integrada, com a equipe de quatro assistentes sociais da Operação Segurança Presente, juntamente com a FIA, nós queremos que as oito bases virem um ponto de encontro para os pais e para as crianças desaparecidas - afirma o coordenador da base da Praça Quinze, Capitão Marcos Araújo.


A Operação Segurança Presente foi iniciada em 2016. A ação reúne policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Todas as bases funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e no sábado e domingo, das 8h às 20h.


Para o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, é importante unir esforços.


– É preciso conscientizar a população para a importância de proteger as crianças, especialmente no período de carnaval. Vamos reunir a sociedade civil, as organizações, as famílias e o Estado – explica o secretário Gabriell Neves.


Em caso de desaparecimento de crianças ou adolescentes, o responsável deve procurar uma Delegacia de Polícia mais próxima e fazer o Registro de Ocorrência imediatamente. Também deve cadastrar fotos e outros dados sobre a criança no site do programa S.O.S. Crianças desaparecidas (www.soscriancasdesaparecidas. rj.gov.br), que também atende pelos telefones: (21) 2286-8337 e (21) 98596-5296 (com WhatsApp).


Em 22 anos de existência, o programa S.O.S Crianças Desaparecidas atendeu 3.486 casos. Deste total, 2.952 crianças foram localizadas, 534 continuam desaparecidas. O percentual de casos solucionados é de 85%.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________