Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Gestores municipais debatem a execução do programa Criança Feliz no Estado

 30/01/2018 - 13:23h - Atualizado em 30/01/2018 - 13:24h
 » Geovana Martins

Eles participaram do Primeiro Seminário de Alinhamento Institucional para Implantação do Programa, que segue até quarta-feira


Representantes dos municípios, prefeitos e assistentes sociais debateram, nesta terça-feira (30), no auditório do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RJ), no Centro do Rio, o Programa Criança Feliz no Estado. Eles participaram do Primeiro Seminário de Alinhamento Institucional para Implantação do Programa, que segue até quarta-feira (31) e tem como propósito esclarecer dúvidas sobre a execução dos trabalhos.


Sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz irá promover o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade em todo o país.


Durante o evento, o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, apresentou dados que mostram as consequências de oferecer os estímulos adequados nos primeiros mil dias de vida da criança.


- A principal vantagem é o fato de que as famílias terão um futuro diferente. As crianças acompanhadas nesta faixa etária chegarão à escola mais preparadas e terão mais chances de vencer a pobreza – disse Osmar Terra.


O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, destacou o início de um recomeço para o Rio na área de Assistência Social.


- O Estado passa por uma crise fiscal e, nesse cenário, a gente conta com um novo horizonte. Nós iniciamos a adesão de 52 municípios e vamos batalhar para que todos os outros 40 do Rio de Janeiro estejam com a gente. Queremos que todas as crianças tenham um total desenvolvimento da infância - ressaltou Gabriell Neves.


O seminário também trata da integração de diferentes áreas, como Saúde, Educação e Cultura, além do trabalho de coordenação local do Criança Feliz.


Segundo a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão do Estado, Nelma Azeredo, as capacitações estão previstas para março.


- Estou certa de que os municípios terão competência e inteligência para usar essa metodologia do Programa Criança Feliz para suprir o vazio que existe nessa área. É um serviço fundamental para o crescimento das crianças - destacou Nelma Azeredo.


Em todo o país, até o momento, 2.547 municípios participam do Criança Feliz. Com foco na visitação domiciliar, o programa vai promover o desenvolvimento integral das crianças beneficiárias do Bolsa Família desde a gestação até os três anos. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________