Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social alinha diretrizes para implementar Programa Criança Feliz no Rio de Janeiro

 29/01/2018 - 18:33h - Atualizado em 29/01/2018 - 18:42h
 » Renata Fortes

O Programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), promove um aumento do acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem crianças de zero até 6 anos


O secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids), Gabriell Neves, reuniu-se, na tarde desta segunda (29.01), com o secretário Nacional de Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social (SNPHD), Halim Antonio Girade, e com a subsecretária estadual de Assistência Social e Descentralização da Gestão (Seasdh), Nelma Azeredo, para concluir as diretrizes do Seminário de Alinhamento Institucional para Implantação do Programa Criança Feliz no estado do Rio de Janeiro, que será realizado no auditório do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/RJ) na próxima terça (30.01).


O Programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), promove um aumento do acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem crianças de zero até 6 anos  (primeira infância), fazendo com que elas tenham um desenvolvimento integral das suas vidas, principalmente relacionado à alimentação. Assistentes sociais darão orientações de como criar as crianças em melhores condições, promovendo um desenvolvimento mais saudável da sociedade.


Os assistentes sociais orientarão as famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também darão dicas de nutrição infantil, visando garantir que as crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento seja de melhor qualidade e garanta uma perspectiva de vida melhor. Além disso, os profissionais também promovem o monitoramento das vacinas das crianças. Desta maneira, caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do SUS, os orientadores poderão ajudar nesta questão também.


- O Programa Criança Feliz é de suma importância para o Rio de Janeiro. Após o momento de turbulência e crise que vivemos, o Rio está começando a ressurgir com políticas públicas como esta.


A Sectids está empenhada em promover e implementar o Programa em todo o Estado, com o objetivo de diminuir gradativamente a desnutrição de crianças e, consequentemente, a mortalidade infantil em área mais pobres.  Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância é uma das prioridades da nossa pasta - afirmou Gabriell Neves.


A subsecretária Nelma Azeredo afirmou que os profissionais estaduais estarão dando todo o apoio possível para capacitar e assessorar os assistentes sociais. Dos 92 municípios do Estado convidados a participar do Seminário, 52 já aderiram ao Programa Criança Feliz.


- Esperamos mobilizar todos os municípios em um curto espaço de tempo - disse ela.


O secretário Nacional de Desenvolvimento Humano encerrou o encontro afirmando que,  se quisermos fortalecer a nação, devemos iniciar os hábitos familiares antes mesmo do nascimento e cultivá-los na primeira infância.


- Esperamos ajudar a reverter o quadro bastante delicado que algumas famílias que ainda vivem no nosso País. Estados, como Amazonas, Alagoas e Paraíba, que já aderiram ao Programa e estão muito motivados. Saber que o Rio de Janeiro também está dando este salto tão importante fará toda a diferença para o Programa -  concluiu Halim Girade.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________