Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Assistência Social

SECRETÁRIO GUSTAVO TUTUCA ABRE A XI CONFERÊNCIA ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

 25/10/2017 - 14:45h - Atualizado em 25/10/2017 - 14:46h
 » Geovana Martins

Conferência Estadual de Assistência Social do Rio acontece até o próximo dia 26, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes


 Depois que os 92 municípios realizaram suas conferências de Assistência Social, agora foi a vez de os 516 delegados, que representam gestores, usuários e profissionais da assistência social, marcarem presença na abertura da XI Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Estadual da Assistência Social, na manhã desta quarta-feira (25), no Centro do Rio.


Segundo o secretário Gustavo Tutuca, a conferência tem um papel fundamental para o desenvolvimento da área social no nosso estado.


- Precisamos unir forças nesse momento de dificuldade. Não vamos conseguir fazer políticas sérias sem união. Estamos investindo na repactuação dos repasses para os municípios, além de qualificar os gestores da Assistência Social. Vamos salvar a vida das pessoas, avançando cada vez mais - afirmou Gustavo Tutuca.


Para a representante dos usuários de Assistência Social, Solange Machado Rodrigues, é preciso utilizar todos os recursos para que esse trabalho atinja o maior número de pessoas.


- Sou uma usuária presente, não adianta estar dentro da minha casa e não fazer nada. Temos nosso direito da assistência social. Venho de uma família muito humilde, tenho dez filhos, mas, se eu não for buscar os direitos deles, não vou conseguir nada. É preciso lutar - destacou Solange.

 

Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Patrick Ataliba explica que o tema da conferência deste ano é “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Tema este que retrata o papel primordial da assistência social.


- Ao longo desse Conselho, estivemos nos municípios executando o processo dos Conselhos Municipais. Eu pensava que não precisávamos fortalecer esse direito, mas tivemos um 2016 difícil para a área social. Todos nós precisamos trazer esse tema à pauta para garantir os nossos direitos. A gente tem que se adaptar. Vocês poderão participar de cada debate e deliberação - explicou Ataliba.


A XI Conferência Estadual de Assistência Social do Rio acontece até o próximo dia 26, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, quando serão concretizados os trabalhos e escolhidos os delegados que vão a Brasília para participar da etapa nacional, entre os dias 5 a 8 de dezembro.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________