Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Ciência e Tecnologia

Governo federal cria força-tarefa para atuar na área social do Rio

 05/06/2017 - 17:27h - Atualizado em 05/06/2017 - 17:30h
 » Ascom Palácio

Parceria com o Estado e Prefeitura visa diminuir índices de criminalidade


O governo federal, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura, anunciou a criação de uma força- tarefa para atuar na área social do Rio, visando à diminuição dos índices de criminalidade no estado. A medida foi anunciada após reunião na manhã desta segunda-feira (5/6), no Palácio Guanabara, que contou com a participação dos ministros do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do Esporte, Leonardo Picciani, o secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, além de secretários municipais e estaduais das principais áreas de atuação social. A presidente do RioSolidario e primeira-dama do Estado do Rio, Maria Lucia Horta Jardim, também participou do encontro.

 

Segundo o secretário Christino Áureo, um grupo de trabalho com representante dos três níveis de governo foi criado, para que em uma semana sejam determinados os programas que serão priorizados.

 

- Até sexta-feira vamos elaborar uma proposta com informações sobre orçamento, sobre aproveitamento de programas que já estiveram de alguma maneira funcionando ou que estão funcionando precariamente em função das limitações orçamentárias, para que possamos receber esse apoio do governo federal, e, a partir das próximas semanas, termos ações já sendo realizadas - explicou o secretário.

 

Entre as medidas que já estão em estudo, a implementação dos repasses do Bolsa Família para famílias com jovens participantes de programas de capacitação da tecnologia da informação e em programas esportivos e a criação de situação de emergência social, associado à questão da violência, foram discutidas na reunião de hoje. Esta última diminuiria a burocracia para a liberação de verba.

 

- O Rio está com sérios problemas e nós estamos procurando fazer uma operação articulada na área de segurança. Vai haver uma oferta de serviços. Estamos discutindo com o município e estado ações. O governo federal está constituindo uma força-tarefa de apoio ao Rio de Janeiro, principalmente para reduzir a violência. Viemos ouvir. Eles (os secretários) levantaram os dados, apresentaram seus pleitos e nós procuramos objetivar o que é essencial, mais urgente, para podermos trabalhar em Brasília em termos de recursos e de conjugação de ações - afirmou o ministro Osmar Terra, destacando que a União “trabalha uma ideia nova de criar um estado de emergência social associada a questão da violência, para trabalhar a burocracia, facilitando repasses”.

 

Além da área Social, a força-tarefa vai atuar conjuntamente com as pastas de Esporte, Saúde e Educação. O ministro do esporte, Leonardo Picciani, destacou que o trabalho não pode ficar concentrado apenas no município do Rio.

 

- É importante que a gente não limite essa ação apenas à cidade do Rio de Janeiro, que a gente estenda para a Baixada e para os demais municípios da Região Metropolitana. O esporte é uma importante ferramenta, sobretudo de atração dos jovens, para fazer com que o ele possa buscar um outro caminho, que não seja do crime - disse.

 

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, destacou a importância do encontro, uma vez que a ajuda do governo federal vem numa hora de muitas dificuldades para o estado.

 

- A carência de programas sociais gera violência, evasão escolar, entre outros problemas sérios. Tenho certeza que essa parceria vai ajudar a complementar o trabalho da segurança pública, num momento delicado em que vivemos num esforço conjunto de todos os poderes - disse Pedro Fernandes.

 

A força-tarefa das ações sociais vão ser implementadas em conjunto com o plano de segurança, a ser anunciado nesta segunda-feira (5/6), pelo presidente Michel Temer, o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Marcelo Crivella, em Brasília.

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________