Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Notícias

Gestão participativa já provoca mudanças positivas na Faetec

 01/06/2017 - 16:47h - Atualizado em 01/06/2017 - 16:49h
 » Renata Sequeira

Secretário Pedro Fernandes se reuniu com alunos e responsáveis e comentou os novos rumos do trabalho


Pais e alunos participando da gestão da escola. Essa é uma das grandes mudanças realizadas pela administração da Faetec, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social. Nesta quarta-feira (31/05), o secretário Pedro Fernandes participou de dois encontros com a comunidade escolar. Ele se reuniu com estudantes do Ensino Médio Técnico da Escola Técnica Estadual Santa Cruz e, no início da tarde, com os pais de alunos de diversas unidades. Na ocasião, o secretário, acompanhado do presidente da instituição, João Marcos Mattos, comentou sobre os novos rumos do trabalho:

 

- A participação direta de pais, diretores e, principalmente, dos alunos nesse processo de reestruturação da Faetec é essencial. Várias mudanças já realizadas partiram de propostas dos próprios alunos. A Ouvidoria da Faetec, por exemplo, é agora integrada à da secretaria. O fluxo melhorou e qualquer reclamação de aluno ou responsável chega automaticamente ao meu gabinete e ao do presidente – explicou o secretário, que visita, na próxima semana, a unidade de Paracambi.

 

Outra mudança importante e que já está em andamento é a regularização do uso das cantinas, que, atualmente, são alugadas. Além disso, a verba é agora descentralizada para cada unidade, o que facilita na hora de resolver pequenas despesas do dia a dia, o que promove também a autonomia dos diretores. Outra novidade apresentada na reunião com os responsáveis foi a criação de um portal da transparência para cada unidade. Essa iniciativa vai permitir o acompanhamento de todos os gastos realizados. As medidas foram comemoradas pelos pais dos alunos.

 

- Além de ser mãe de um estudante do curso de produção de áudio e vídeo, eu leciono na Faetec há 28 anos. Posso afirmar, depois de tanto tempo trabalhando aqui, que é a primeira vez que vejo o secretário e o presidente visitando todas as unidades e se reunindo periodicamente com a comunidade escolar. Esses encontros são fundamentais para acompanharmos o andamento do trabalho e, mantendo uma relação próxima com os dois, não há informação truncada, já que temos acesso direto – comentou Regina Ferreira, professora de Língua Portuguesa da Adolpho Bloch.

 

Quem também elogiou a nova forma de trabalho – mais próxima dos estudantes, professores e diretores – foi o estudante de Enfermagem, Luis Felipe Gomes, de 17 anos. Além desse curso, a reunião com o secretário reuniu alunos de Química, Segurança do Trabalho, Informática, Eletromecânica e Administração. A unidade, localizada em Santa Cruz, recebe jovens de várias partes do Estado, como Baixada Fluminense, Costa Verde e bairros da região metropolitana.

 

- Quando a minha avó ficou doente, eu disse que ia fazer curso de enfermagem para agir diferente dos profissionais que o acompanhavam. Foi uma escolha minha estudar aqui e eu não me arrependo, porque já saímos empregado após a conclusão do curso – explicou o adolescente que comentou a presença do secretário:

 

- É a primeira vez, em três anos, que eu vejo o secretário e o presidente da Faetec visitando o campus. Essa gestão está mais presente e fez questão de vir aqui conversar com a gente. Foi uma surpresa positiva essa reunião – completou.


  • Fotos

  • faetec_pais1.jpg

    5 fotos | 01/06/2017

    Reunião Faetec_Pais e Alunos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________