Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Superintendência Ogip


A Superintendência Ogip (Óleo & Gás e Indústria Pesada) é uma vertical implantada na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) com o objetivo de promover a gênese de projetos e programas voltados para estes segmentos em consonância com as políticas competentes da Secretaria.


O setor de O&G, pela sua envergadura no que tange à importância em desenvolvimento, investimentos e abrangência territorial, proporciona um imenso empuxo em setores tecnicamente afins e de apoio. Merece, portanto, análise e coordenação especial acerca das políticas que proporcionem uma cadeia própria consistente, sempre observando em conjunto todos os segmentos industriais diretamente afetados.

  

São competências da Superintendência:

  

Capacitação e certificação profissional, no que tange às políticas de RH:

  

  • Observando e respeitando as vocações regionais e as naturezas dos empreendimentos, procurará soluções para as necessidades atuais e demandas futuras, proporcionando maior oportunidade para a busca de excelência em todos os níveis de graduação técnica para a população fluminense.
  • Inserção objetiva do profissional no mercado de trabalho da cadeia produtiva, além de eliminar sinais de demanda reprimida em todos os níveis da referida cadeia.

 

P&D (Pesquisa e Desenvolvimento):

  

  • Buscar soluções para tornar referência os centros de P&D afins das universidades fluminenses;
  • Fomentar a cultura de investimento em P&D, assim como de absorção de recursos dos centros e universidades existentes e futuros
  • Facilitar e tornar acessível a inovação para entes, privados ou não, em todos os elos da cadeia produtiva
  • Colaborar com a agenda governamental de inovação, visando alcançar a maturidade de um sistema orgânico e retroalimentado, congregando o Estado, o setor privado em todos os níveis e segmentos, as universidades, os centros de P&D e Parques Tecnológicos, empreendedores e instituições de ensino técnico públicas e privadas
  • Aproximar segmentos distintos que possam colaborar com o aperfeiçoamento técnico, performance produtiva ou qualitativa da indústria fluminense

 

Representar a Sect em todas as interlocuções institucionais:

  

  • Com visão e competência técnicas, para que o foco de desenvolvimento econômico e social sempre seja complementado com o tratamento das políticas competentes da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________