Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação

Notícias

Subsecretaria de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo faz reunião com Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

 15/03/2019 - 12:41h - Atualizado em 15/03/2019 - 12:41h

Parceria entra a SECTI e a EPE visa seguir os avanços e novas tecnologias mundiais para potencializar as pesquisas e a capacidade energética do Estado do Rio


Seguindo os avanços e as novas tecnologias mundiais, a subsecretaria de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo (Subcoop), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), através do subsecretário Filippo Zaccaro Scelza, entrou em contato com a direção da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para buscar uma aproximação da secretaria com a empresa visando potencializar as pesquisas e a capacidade energética do Estado do Rio.

 

A EPE é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, responsável pela elaboração de estudos e pesquisas que subsidia o planejamento do setor energético brasileiro. Na reunião, que ocorreu na tarde de quinta-feira (14.03), no Centro do Rio, Filippo conversou com o presidente da EPE, Thiago Barral sobre a aproximação das universidades estaduais à empresa, visando a possibilidade da montagem de um centro de pesquisa conjunto, focado em eletromobilidade.

 

Atualmente, um dos principais setores que tem se envolvido nessa discussão é o da indústria automobilística, principalmente no quesito desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais, onde fatores como mudanças climáticas, crescimento da população mundial e demanda por mais segurança, tem se tornado essenciais para a sobrevivência do setor, tendo em vista uma contribuição mais efetiva para a diminuição da emissão de poluentes.

 

Aproveitando a oportunidade, Filippo convidou a EPE para que envie emissários com o intuito de contribuir com a elaboração do Marco Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está sendo elaborado pela secretaria. "A EPE possui um papel estratégico para o Brasil, auxiliando em importantes estudos e planejamentos. Uma aproximação da SECTI com a empresa é de grande importância, trazendo as universidades estaduais para pesquisas conjuntas. Estaremos, portanto, aproveitando dois grandes potenciais fluminenses, nossa proeminência em pesquisas de ponta e nossa capacidade energética.", afirmou o subsecretário Filippo Scelza. 


  • Fotos

  • 1 foto | 15/03/2019

    SECTI e EPE



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________