Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação

Notícias

Educação

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação faz reunião com reitores das universidades públicas estaduais

 10/01/2019 - 13:02h - Atualizado em 10/01/2019 - 13:18h
 » Renata Fortes

Leonardo Rodrigues diz que um link entre a pasta e o desenvolvimento econômico permitirá o crescimento do Estado


O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Leonardo Rodrigues, e a subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, a professora Maria Isabel de Souza, se reuniram com os representantes das universidades públicas estaduais, na tarde de quarta-feira (09.01), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) com o objetivo de definir novos projetos da gestão, alinhar e estreitar a parceria entre a Secti e as universidades visando desenvolver a Ciência, Tecnologia e Inovação no governo Witzel.

 

O primeiro encontro do secretário foi com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), professor Luis Passoni e com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Uenf, Rosana Rodrigues. Logo depois, Leonardo recebeu o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), professor Ruy Garcia Marques e a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington. O último encontro aconteceu com a vice-reitora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), professora, Luanda Silva de Moraes e o Pró-Reitor de Administração e Finanças, professor Gilberto Araújo.

 

Durante a conversa com os reitores, Leonardo destacou a importância da integração entre a Secti e as instituições vinculadas. “Quero estabelecer um diálogo permanente entre a Secti e os nossos órgãos. A ciência e a tecnologia têm que participar cada vez mais do dia a dia das pessoas levando soluções para resolvermos os problemas do Rio de Janeiro. A inovação não faz sentido se não for para facilitar a vida do cidadão! Não adianta pesquisa e inovação se o resultado não atingir o nosso público, que são os alunos. Nossa intenção é fazer um link da ciência e tecnologia com o desenvolvimento econômico para que o Estado cresça e as pessoas possam se desenvolver.”, afirmou o secretário.

 

Os reitores das três universidades firmaram o compromisso de estreitarem o relacionamento com a Secti. Entre as prioridades elencadas pelas vinculadas ao secretário estão: o incentivo às pesquisas como forma de investimento no futuro do Estado do Rio de Janeiro; aumento da mão de obra docente em virtude de aposentadorias e mortes ao longo dos últimos anos, e a expansão da tecnologia dentro das salas de aula como ferramenta de ensino para uma melhor qualificação, para além da excelência das universidades para os alunos. Leonardo Rodrigues salientou aos representantes das universidades que as questões orçamentárias e de pessoal estão sendo estruturadas e alinhadas com o governo do Estado e, tão logo sejam definidas serão informadas aos reitores. “A equipe da Ciência, Tecnologia e Inovação já está trabalhando e buscando parcerias com empresas privadas e órgãos do próprio Estado. Algumas questões já foram resolvidas e outras estão sendo analisadas. Por conta do problema fiscal do Estado, por exemplo, a questão da carência dos docentes não poderá ser resolvida de imediato. Em breve, solucionaremos demandas, apresentando os resultados.”, finalizou o secretário.

 

                         

 

 

Fotos: Gabriel Lobo




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________