Cultura

Notícias

O jornalista Villas-Bôas Corrêa é o entrevistado do mês na série “Depoimentos Para a Posteridade” do MIS

 22/09/2011 - 15:25h - Atualizado em 22/09/2011 - 15:25h

Villa-Bôas, que conviveu com 14 presidentes e sempre teve lugar cativo em todos os acontecimentos políticos do país, vai lembrar sua infância na Tijuca e em Carmo do Rio Claro


Um dos grandes nomes da história do jornalismo político brasileiro, Luiz Antonio Villas-Bôas Corrêa é o homenageado da série “Depoimentos Para a Posteridade” do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, no próximo dia 28 (quarta-feira), a partir das 13h30. A mesa terá a coordenação da presidente do MIS, Rosa Maria Araujo, e contará com a presença dos jornalistas Ancelmo Góis, Maurício Azedo, Sérgio Cabral e Teixeira Heizer.

 

Villas-Bôas nasceu no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1923 e foi criado numa família de classe média tijucana. Estudou no tradicional Instituto Lafayette, na Rua Hadock Lobo, e, mais tarde, entrou para a Faculdade Nacional de Direito, onde se formou em 1947. Fez um concurso público quando estava no Exército e, quando deu baixa, já era técnico de propaganda alimentar no Serviço de Alimentação da Previdência Social (Saps). Curiosamente, um dos grandes jornalistas do país abraçou a profissão por acaso. Em 1948, entrou para A Notícia. O sacrifício de ir para a redação de manhã, às 7h, e emendar com o serviço no Saps não foi em vão.

 

A Notícia foi, por 30 anos e até o fechamento de suas portas, em 1978, a segunda casa de Villas-Bôas e, segundo ele, “sua grande escola”. Lá descobriu o jornalismo político, encontrou alguns de seus mestres e tornou-se um profundo conhecedor do Brasil e dos personagens de sua história. Além do trabalho em A Notícia, ele também colaborou para outros jornais como Tribuna da Imprensa, O Dia, Diário de Notícias, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. O jornalista também foi um dos pioneiros da crônica política na televisão brasileira em programas como “Abertura”, na TV Tupi, e “Jornal da Manchete”.

 

Villa-Bôas, que conviveu com 14 presidentes e sempre teve lugar cativo em todos os acontecimentos políticos do país, vai lembrar sua infância na Tijuca e em Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, além da Fazenda de Cataguazes, onde passava suas férias. Villas-Bôas - descrito pelos filho Marcelo e Marcos Sá Corrêa como uma pessoa “que sempre gostou de futebol sem torcer por um time; de política, sem ter partido; e de convicções, sem ter fé...” – vai rever sua trajetória ímpar no jornalismo nacional. Exímio contador de histórias, aos 88 anos, ele vai deixar registrado , como um legado impagável para as futuras gerações, suas ricas memórias no Museu da Imagem e do Som.

 


‘DEPOIMENTOS PARA A POSTERIDADE’


Em 1966, o MIS inaugurou o projeto “Depoimentos para Posteridade”, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente conta com um acervo de mais de mil depoimentos, com quatro mil horas de material gravado em áudio e vídeo de figuras notáveis, como Cartola, Nelson Rodrigues, Tarsila do Amaral, Isaac Karabitchesky, Dona Ivone Lara e Cacá Diegues, entre muitos outros. Vale lembrar que todos os testemunhos ficam à disposição do público nas salas de consulta do MIS. O depoimento de Villas-Bôas Corrêa integrará o acervo em até 48 horas, a contar do término da entrevista.


SERVIÇO


Local: Museu da Imagem e do Som do RJ - Praça Luiz Souza Dantas, 01, Praça XV
Data: 28 de setembro de 2011 (quarta-feira)
Horário: 13h30
Entrada franca
Classificação etária: Livre
Informações: 2332-9520 ou 2332-9524
Auditório com capacidade para 56 pessoas

 

Mais informações
Mariana Costa ou João Pimentel
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro
Assessoria de Comunicação
Tel. (21) 2332-9520
Celular: (21) 7875-8016/ ID 12*14014
E-mail: misascom@mis.rj.gov.br
Acompanhe o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro no facebook!
Twitter: @misrj
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________