Cultura

Notícias

EAV Parque Lage e Goethe Institut realizam seminário e oferecem duas bolsas-viagem para Grécia e Alemanha

 10/03/2017 - 12:32h - Atualizado em 10/03/2017 - 12:32h

Estudantes, artistas, arquitetos e pesquisadores de áreas vinculadas às Ciências Humanas podem se inscrever para seminário até 27 de março


 A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, com financiamento do Goethe-Institut do Rio de Janeiro, abre inscrições para o seminário "Documenta 14: A tropicalização do Norte", que acontece de 24 a 28 de abril, dedicado a uma reflexão em torno da Documenta 14, mais prestigiada exposição internacional de arte, na cidade de Kassel (Alemanha). O seminário, de desenvolvimento de projetos, foi elaborado a partir do tema "South as a State of Mind" [O Sul como um estado mental], sob curadoria de Adam Szymcz. Além disso, nesse mesmo projeto, há um edital, voltado estudantes da EAV do Parque Lage, para concorrer a duas bolsas-viagem para Atenas e Kassel, incluindo Münster Skulptur Projekte, mostra de arte pública, criada em 1977, e que acontece a cada 10 anos.

Ao total, são 20 vagas para participar dos cinco encontros que compõem o seminário, disponíveis mediante envio de currículo e carta de interesse justificando um pré-projeto de até duas páginas que deve ser enviado entre os dias 1º e 27 de março. Podem inscrever-se estudantes, artistas, arquitetos e pesquisadores de áreas vinculadas às Ciências Humanas. O resultado será divulgado dia 31 de março e o seminário acontecerá entre os dias 24 e 28 de abril. A carga horária é de 32 horas, distribuídas ao longo de cinco dias de encontros imersivos. 

 

O primeiro encontro público acontece no dia 7 de março com a aula aberta "Cultura? Para quê e para quem?" de Max Jorge Hinderer Cruz (Bolívia/Alemanha) crítico cultural, curador e membro do núcleo coordenador do Programa de Ações Culturais Autônomas (P.A.C.A.) de São Paulo e integrante do grupo de colaboradores de Paul B. Preciado, curador do programa público da Documenta 14. 

 

*A EAV Parque Lage montará uma comissão com exclusiva finalidade de selecionar os participantes do seminário.

 

Sobre a Documenta 14

 

O escopo curatorial da documenta 14 estabelece uma outra esfera de negociação com a Europa, escolhendo iniciar o evento na Grécia, país cuja crise financeira vem ocupando as manchetes mundiais nos últimos anos. A população grega recusou as exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) criando um impasse com os credores europeus. Nesse sentido, além de reconhecer a base filosófica do helenismo grego, incorporar a cidade de Atenas dentro de um evento da grandeza da Documenta indica que uma exposição de arte não é um acontecimento isolado do contexto político, econômico e ecológico global.

 

A EAV Parque Lage desenvolve um núcleo de Estudos curatoriais a partir das histórias das exposições, voltado a artistas e pesquisadores. Nesse sentido, tanto a Documenta quanto o Skulpter Projekte constituem estudos de casos importantes na compreensão da lógica curatorial de grandes mostras internacionais com periodicidade regular. Com essa iniciativa, a EAV Parque Lage reitera o protagonismo de escolas livres que atuam como laboratórios de ideias e manifestações, estabelecendo um diálogo horizontal entre jovens artistas, estudantes e professores, a fim de estimular uma participação nos processos de produção simbólica de sentidos.

 

Cronograma completo e mais informações sobre o processo seletivo na página da EAV

 

 

Colaboração de Ascom




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________