Cultura

Notícias

Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, visita igreja atingida por incêndio em São Pedro da Aldeia

 22/02/2017 - 11:22h - Atualizado em 22/02/2017 - 11:24h

O acidente aconteceu na madrugada de sexta para sábado


O Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni (PMDB/RJ), esteve nesta segunda-feira em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, conversando com o prefeito Claudio Vasque Chumbinho dos Santos (PMDB/RJ) sobre um plano de recuperação de parte da Igreja Sagrado Coração de Jesus, atingida por um incêndio na madrugada de sexta para sábado. Uma equipe de técnicos do Inepac, sob a supervisão do diretor do instituto, Manoel Vieira, fez uma vistoria no imóvel, guiada pelo Padre Rodrigo Marques Gomes, vigário paroquial da Igreja da Matriz. O prédio, de fachada neoclássica e composição simples, de 1887, é tombado pelo órgão, assim como o prédio da Igreja Matriz, na Praça Agenor dos Santos.

Os técnicos do Inepac concluíram que o incêndio se concentrou na ala lateral direita da igreja, num local onde funcionava a cozinha. Por sorte, três botijões de gás não explodiram, mas mesmo assim a equipe do instituto encontrou trincas em duas paredes e constatou que o telhado, as portas e as janelas do compartimento se perderam. "Foi quase um milagre a igreja não ter sido toda incendiada, porque o forro é de madeira, e havia uns tecidos nesses forros. Era para ter sido bem pior", avaliou o diretor do Inepac, Manoel Vieira.

No encontro do secretário com o prefeito Claudio Chumbinho, ficou acertado que a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura reunirão esforços para recuperar o bem. A ideia é convocar a própria comunidade local para realizar as obras emergenciais e, posteriormente, elaborar um projeto de restauração mais amplo, sob a supervisão do Inepac, buscando potenciais parceiros da iniciativa privada interessados em investir em projetos culturais com renúncia fiscal. "Neste momento, é preciso que a sociedade entenda o estado mais como articulador do que como provedor", afirmou o Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni.

Comerciantes locais já se mobilizam para, entre outras ações, reparar a alvenaria e repintar a igreja. Caberá ao Inepac fazer um estudo preliminar dos serviços necessários à recuperação da área danificada. Este levantamento servirá de base para a elaboração do projeto de reforma mais ampla, que incluirá, entre outras ações, a substituição da rede elétrica da igreja.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________