Cultura

Notícias

Cultura

Exposição conta a história do Teatro João Caetano

 15/04/2010 - 15:06h - Atualizado em 05/05/2010 - 16:50h
 » Ascom

Daniel Dias, diretor do teatro, organiza mostra permanente com imagens desde a época de D. João V.


Os espectadores que frequentam o teatro João Caetano se depararam com uma nova atração no interior do teatro: a exposição “Teatro João Caetano e sua História”, que conta a trajetória da casa de espetáculos mais antiga do Rio de Janeiro.

 

Em painéis espalhados pelo foyer, entre as obras de Di Cavalcanti, a mostra apresenta textos e fotos de momentos históricos do teatro, como a sua construção por ordem de D. João VI e as reformas pelas quais ele passou em decorrência de seus três incêndios. “Teatro João Caetano e sua História” conta, ainda, com imagens de figuras importantes para o Teatro como o próprio João Caetano, Bibi Ferreira, Sarah Bernardt e Theresa Amayo. 

 

Daniel Dias, diretor do teatro, organizou a exposição com a intenção de contar uma história que poucos conhecem.

- Essa não é uma exposição artística, mas que pretende contar uma parte da História. Assim, juntamos a versão oficial, com depoimentos de personagens que fizeram parte ou assistiram de perto a história do teatro, como Debret e Hermínio Belo de Carvalho, além de trechos de jornais. Queria trazer, com isso, um olhar pessoal e extra-oficial, disse.

 

Para a montagem da exposição Daniel precisou recorrer aos arquivos do próprio teatro, ao Museu da Imagem e do Som, ao Museu dos Teatros e a diversos pesquisadores.

 

O diretor explica que o objetivo da exposição é levar a valorização do teatro através do conhecimento de sua trajetória.

 

- Quem conhece, ama e quem ama, protege, conclui Daniel Dias.

 

A exposição ficará permanente no foyer do teatro e poderá ser visitada antes e depois dos espetáculos ou com agendamento prévio no telefone 2332-9166. O Teatro João Caetano fica na Praça Tiradentes, s/n, Centro.

 

 O teatro  

          

O teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, é a casa de espetáculos mais antiga do Rio de Janeiro. Inaugurado em 13 de outubro de 1813, por Dom João VI, com o nome de Real Theatro de São João, o teatro foi cenário de importantes acontecimentos históricos do país. Ali assinou-se a primeira Constituição brasileira. Sua versatilidade para encenar gêneros de espetáculos variados - operetas, tragédias, concertos, comédias, shows e musicais - o torna também um dos mais conhecidos e respeitados espaços cênicos do país.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________