Cultura

Notícias

Theatro Municipal apresenta o ballet Carmina Burana

 20/08/2013 - 12:20h - Atualizado em 20/08/2013 - 12:26h

Famosa cantata de Carl Orff tem coreografia do argentino Mauricio Wainrot, também autor dos pas-de-deux Chopin Nº 1 eEcos, que abrem o programa



Composição mais célebre do alemão Carl Orff e uma das mais famosas obras sinfônicas para coral do século XX, a cantataCarmina Burana, composta em 1937, inspirou o coreógrafo argentino Mauricio Wainrot na criação do ballet homônimo, que chega pela primeira vez ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – espaço da Secretaria de Estado de Cultura. Ecos eChopin Nº 1, também de Wainrot, completam o programa do espetáculo que estreia em 22 de agosto, dando prosseguimento à programação artística elaborada pelo Maestro Isaac Karabtchevsky. Entre os solistas do ballet, estarão os primeiros bailarinos doBTM, Cecília Kerche, Cláudia Mota, Márcia Jaqueline e Francisco Timbó, revezando-se com os primeiros solistas os primeiros solistas Deborah Ribeiro, Karen Mesquita, Priscila Albuquerque, Priscila Mota, Cícero Gomes, Edifranc Alves, Filipe Moreira,Joseny Coutinho, Moacir Emanoel e Rodrigo Negri. O Ballet do Theatro Municipal tem Direção Artística de Sérgio Lobato. À frente da Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal e do Coro Infantil da UFRJ, que faz participação neste espetáculo, estará o Maestro convidado Abel Rocha. Os cantores líricos Lina Mendes (soprano), Sebastião Câmara (tenor) e Homero Velho(baixo) serão os solistas em Carmina Burana.

“Temos a satisfação de receber pela primeira vez o trabalho de Mauricio Wainrot, que proporciona aos nossos bailarinos a chance de mostrar seus talentos em coreografias contemporâneas, unidos em torno do vibrante oratório Carmina Burana, de Carl Orff, junto com solistas e cantores de nosso Coro e os músicos de nossa Orquestra Sinfônica”, destaca Carla Camurati, presidente daFundação Teatro Municipal.

Cantada em francês antigo, alemão medieval e latim, Carmina Burana é baseada em textos poéticos do século XIII, pertencentes ao manuscrito conhecido como Codex Latinus Monacensis, encontrado em 1803 no convento de Benediktbeuern, na Baviera. O códex é composto por 315 composições poéticas de monges errantes, das quais o compositor extraiu algumas canções e arranjou para orquestra e coro, estruturando a obra em prólogo e três partes. No prólogo há uma invocação à deusa Fortuna. Na primeira parte – Primo Vere (Primavera) – celebra-se o encontro do Homem com a Natureza. Na segunda – In Taberna (Na Taberna)–predominam os cantos goliardescos que celebram as maravilhas do vinho. Na terceira – Cour D’Amours (Corte de Amores) – exalta-se o amor. Ao final, repete-se o coro de invocação à Fortuna. A obra estreou na Ópera de Frankfurt, em 1937 e integra a trilogia completada com Catulli Carmina (1943) e Trionfo di Afrodite(1952).

Criado para o Royal Ballet de Flanders, na Bélgica, o ballet Carmina Burana obteve grande sucesso em sua estréia e na turnê que se seguiu pela Europa e Ásia. Mauricio Wainrot seguiu o mesmo padrão cíclico em sua coreografia, mantendo as cinco seções nas quais a música de Orff é dividida – Fortuna, Primavera, Corte do Amor, Na Taberna e Fortuna. “Eu uso a música como um todo, em cada parte o corpo de baile tem muito a dizer e dançar, como também há diferentes solistas principais e solos importantes.Carmina Burana é uma obra coreográfica para uma companhia de ballet inteira”, explica Wainrot. Além do Royal Ballet de Flandres, o ballet integra o repertório de companhias como Royal Winnipeg Ballet do Canadá, Ballet de l’Opera de Bordeaux na França, Ballet Contemporáneo del Teatro San Martin, na Argentina, National Ballet da Turquia e Cincinnati Ballet, nos EUA.

Chopin Nº 1 é a primeira coreografia de Wainrot sobre a obra do compositor, o Concerto Nº 1, que terá o pas-de-deux do segundo movimento apresentado neste programa: “Com seu extraordinário romantismo, Chopin me provocou imagens e emoções profundas, únicas, que surgiam irremediavelmente de sua maravilhosa música, para serem trasladadas ao movimento, situações e as diferentes frases coreográficas que formam hoje minha obra”, comenta o coreógrafo.

Criado em 1997 para o Jovem Ballet de Quebec, companhia da escola do Les Grands Ballet Canadiens de Montreal, o pas-de-deuxEcos, elaborado sobre a música de Samuel Barber Adagio for Strings, obteve grande sucesso desde então. Renomados bailarinos, como Julio Bocca e Eleonora Cassano, o dançaram por quase uma década com o Ballet Argentino. Estreou em Paris, no Palais de Sports, com Sylvianne Bayard, ganhadora do Prix de Lausanne, e seu marido Daryl Phillips, e ainda em Buenos Aires, no Teatro Colón, com Silvina Perrillo e Alejandro Parente. “O duo segue a linha romântica da música, é muito lírico e é como uma relação noturna entre os seres que se encontram”, define Mauricio Wainrot.

O diretor do Ballet do TMRJ, Sérgio Lobato, comenta: “Carmina Burana – do latim medieval, da canção dos viajantes eruditos – apresentado por nossos três Corpos Artísticos, é a celebração da poesia lírica e cênica. O também erudito Mauricio Wainrot seduziu os bailarinos, com seu carinho e generosidade, arregimentando-os às suas fortes raízes técnica e artística, seus conceitos e plástica. Com certeza o espetáculo irá proporcionar ao público uma grande diversidade de movimentos e sentimentos, uma agradável harmonia entre a música de Carl Orff e a exuberante interpretação de nossos artistas”.

A temporada terá mais uma edição do projeto Falando de Ballet. Serão palestras gratuitas com uma hora de duração sobre o espetáculo a ser apresentado – aos moldes das opera talks realizadas habitualmente em teatros europeus –, com início uma hora e meia antes do começo da sessão, no Salão Assyrio. O palestrante será o Maestro Tobias Volkmann, que falará sobre a história das obras e abordará também detalhes específicos desta montagem.

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________