Cultura

Notícias

Museus

Conexões Ibram + Rio de Janeiro começou hoje reunindo representantes das três esferas políticas da Cultura

 26/09/2012 - 15:08h - Atualizado em 26/09/2012 - 15:16h

Evento pretende discutir novas políticas e estratégias para o setor de museus do estado


Começou na manhã de hoje, 26/09, o Conexões Ibram + Rio de Janeiro, evento promovido pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus –Ibram, no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes das esferas municipal, estadual e federal para discutir novas diretrizes para a consolidação de políticas públicas no setor museal.

 

 

Abertura do Conexões Ibram + Rio de Janeiro no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar - Foto: Caru Ribeiro

 

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Presidente do Ibram, José do Nascimento Júnior, a Superintendente de Museus da SEC, Mariana Várzea, o representante regional do MinC, Marcelo Velloso, além da Coordenadora de Museologia da Superintendência de Museus/SEC, Bruna Queiroz, e do Ten. Cel. Caldas, representando o Museu Histórico do Corpo de Bombeiros.

 

Para Caldas, o evento “celebra a preservação da memória do país, fazendo com que os planos para o setor sejam postos em prática.” O representante regional do MinC, Marcelo Velloso, lembrou a criação do Instituto em 2009, ainda na gestão de Juca Ferreira no Ministério da Cultura. Também ressaltou que o Ibram é um dos principais casos de sucesso quando se pensa em Cultura no Brasil, representando uma consolidada frente cultural do país. “O Instituto Brasileiro de Museus amplia o debate não só para a articulação, mas também para o desenvolvimento e para a discussão do espaço público, em si. Um país que valoriza sua memória só tem a comemorar, como é o caso do Brasil.”

 

Em seguida, a Superintendente de Museus da SEC, Mariana Várzea, e o Presidente do Ibram, José do Nascimento Júnior, assinaram o Termo de Cooperação Técnica entre Estado e Governo Federal, firmando a parceria entre as duas esferas políticas. “É muito especial receber o Conexões Ibram no Rio de Janeiro nesta semana, quando também acontecem na cidade dois eventos importantes no setor museal, a 6ª Primavera dos Museus e o V Encontro de Museus de Cultura Militar”, celebrou Mariana. “Cheguei na Superintendência em dezembro do ano passado e já encontrei um trabalho sério em desenvolvimento, liderado pela Márcia Bibiani (ex-Superintendente de Museus). Esta caminhada de sucesso proporcionou uma série de discussões que resultaram em ações e estratégias definidas para o setor, prontas para o Plano de Cultura”, elogiou Mariana Várzea.

 

A Superintendente ainda lembrou o fechamento de três importantes convênios firmados entre a SEC e o Ibram, citando a restauração do Museu Antônio Parreira, em Niterói, a revitalização do acervo da Marquesa de Santos para compor o Museu da Moda, e, ainda, a recuperação de parte do acervo dos museus, que servirá como referência para manuais técnicos, auxiliando futuras pesquisas e estudos.

 

Nascimento Júnior deu continuidade ao encontro reafirmando a importância do legado cultural do Rio de Janeiro e lembrando da responsabilidade em sediar alguns dos grandes eventos mundiais. “O Rio de Janeiro vai ser sede de uma série de eventos nos próximos anos, todos de grande porte. É fundamental perceber que olhar para outros exemplos, a fim de reforçar as ações culturais na cidade faz pare de uma ação nacional.” 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________