Cultura

Notícias

Secretaria de Estado de Cultura e Ibram promovem encontro para discutir políticas de museus no estado

 24/09/2012 - 11:22h - Atualizado em 24/09/2012 - 15:20h

Durante o evento estará em debate o Plano Estadual Setorial de Museus


A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), através da sua Superintendência de Museus (SMU), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus- Ibram, promove de 26 a 28 de setembro, das 9h às 18h, o Conexões Ibram + Rio de Janeiro, no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, na Praça da República , 45, no Centro da cidade.

 

O encontro integra o trabalho iniciado em março deste ano pelo Ibram em todo o país, visando conectar os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museal. Pela primeira vez, as três esferas governamentais estarão reunidas para pensar o planejamento para a área museal no Rio de Janeiro. Na oportunidade, serão abordados temas como Estratégias de Fomento, Financiamento, Estatuto de Museus e Plano Nacional Setorial de Museus, entre outros.

 

Na manhã do dia 28 de setembro, estará em debate o Plano Estadual Setorial de Museus - parte da elaboração do Plano Estadual de Cultura, em curso desde 2009 -, com base no documento proposto pela Superintendência de Museus da SEC, fruto do processo de construção de uma política de museus para o estado.

 

A Superintendente de Museus da SEC, Mariana Várzea, destacou a importância da parceria entre as várias esferas de goverrno, para a estruturação de uma política para a área de museus.

 

- O diálogo entre as três esferas de governo, Ibram, Secretaria de Estado de Cultura e Prefeitura do Rio de Janeiro sobre a área de museus é muito importante neste momento em que o Rio e o Brasil estão em foco. Não somente porque cria as bases de uma política cultural estruturada e transversal, como também promove uma importante articulação da rede de museus do estado, por meio da troca de experiências em todas as áreas, da gestão à conservação dos acervos. Ao final do encontro, a Superintendência de Museus apresentará uma proposta para o plano setorial da área de museus para discussão e construção publica de um documento que seja uma referência para a cultura no estado do Rio de Janeiro - declarou.

 

Em continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo nos museus do país, o presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., considera fundamental, neste momento, a consolidação de uma política de museus no Estado do Rio de Janeiro, em razão dos grandes eventos que irá sediar.

- O Rio de Janeiro é um estado que receberá nos próximos anos megaeventos culturais e sociais importantíssimos. Por esse motivo, consolidar a Política Nacional de Museus no estado do Rio é ainda mais estratégico para o Ibram e para o MinC - frisou.

Para a elaboração do Plano Setorial de Museus, que fará parte do Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2012 mobilizou-se cerca de 400 pessoas, ao longo de encontros e reuniões setoriais. Foram discutidos cinco eixos: Difusão dos Bens Culturais, Memória e Cidadania, Preservação do Patrimônio Cultural, Modernização da Gestão e Formação e Fortalecimento de Redes e Sistemas.

Além disso, foram produzidos três artigos que apontam caminhos para o desenvolvimento dos museus no estado ao longo dos próximos 10 anos: Helena Uzeda, representando a faculdade de Museologia da Unirio, propôs um programa de capacitação de profissionais para os museus do estado. Luis Marcelo Mendes, Luiz Guilherme Vergara e Rosane Carvalho se dedicaram aos processos de gestão museal, defendendo novas práticas para a formação de vínculos com diferentes públicos por meio de comunicação relacional. Clara Paulino, por sua vez, abordou as questões refletidas na realidade do interior do estado.

Esses textos estão disponíveis na página do Plano Estadual de Cultura na internet, no endereço www cultura.rj.gov.br/projeto/plano-estadual-de-cultura.

Na programação do Conexões Ibram+ Rio de Janeiro, será apresentada também uma estratégia para o inicio da discussão do plano municipal de museus.

- A vocação do Museu de hoje já não é o de mero depositário de obras de arte, mas sim um local engajado com o seu público num permanente diálogo de conhecimento - , comenta Robson Outeiro, Assessor de Projetos Especiais e Coordenador de Museus, Centros Culturais e Artes Visuais, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

 

CONEXÕES IBRAM – Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO


Local: Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
Endereço: Praça da República, 45 – Centro - Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: sistemademuseus.rj@gmail.com
Informações: (21) 2333-1395 e 2333-1354


26 DE SETEMBRO DE 2012 (QUARTA-FEIRA)
09h Abertura e Assinatura do Termo de Cooperação Técnica
Presidente do Ibram – José do Nascimento Junior
Secretária de Estado de Cultura – Adriana Rattes
Superintendente de Museus – Mariana Varzea
Representante Regional do MinC – Marcelo Velloso
Coordenador de Museus, Centros Culturais e Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro - Robson Outeiro

10h30 Intervalo

11h Sistemas e Redes de Informação – IMuseus
Mayra Resende – Coordenadora de Produção e Análise da Informação da Coordenação Geral de Sistema de informação Museal (Ibram)
Lucienne Figueiredo – Assessora-Chefe do Sistema Estadual de Museus da Superintendência de
Museus – SEC/RJ

12h30 Almoço

14h Plano Nacional Setorial de Museus
Ena Elvira Colnago - Coordenadora de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus - Ibram
Lucienne Figueiredo - Assessora–Chefe do SIM-RJ – SEC/RJ
Marcia Bibiani – Assessora da Superintendência de Museus - SEC/RJ

15h30 Intervalo

16h Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão
Luciana Palmeira da Silva – Museóloga do Departamento de Processos Museais – Ibram
Rafaela Zanete - Coordenadora de Planejamento de Unidades Museológicas da Superintendência de
Museus – SEC/RJ

18h Apresentação Quinteto de Jazz do Corpo de Bombeiros / Encerramento


27 DE SETEMBRO DE 2012 (QUINTA-FEIRA)

09h Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro
Cícero Antonio Fonseca de Almeida - Diretor do Departamento de Processos Museais - Ibram
Bruna Queiroz – Coordenadora de Museologia da Superintendência de Museus – SEC/RJ

10h30 Intervalo

11h Pontos de Memória
Felipe Evangelista Andrade Silva – Técnico em Assuntos Culturais do Departamento de Processos Museais - Ibram
Lucienne Figueiredo - Assessora–Chefe do SIM-RJ – SEC/RJ


12h30 Almoço

14h Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
Tânia de Castro Bernardes Barbosa Caldeira - Coordenadora de Fomento e Financiamento do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus - Ibram
Gabriela Alevato – Gerente de Convênios da Superintendência de Museus – SEC/RJ


15h30 Intervalo

16h Legado Cultural para o setor museal - Megaeventos esportivos
Patrícia Albernaz- Chefe de Divisão de Desenvolvimento de Parcerias do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus - Ibram
Mariana Varzea - Superintendente de Museus – SEC/RJ
Representante da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro

18h Encerramento


28 DE SETEMBRO DE 2012 (SEXTA-FEIRA)

09h Reunião do Grupo de Trabalho (aberta):
GT 1: Apresentação Plano Estadual Setorial de Museus – Ena Elvira Colnago - Coordenadora de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus - Ibram e equipe da Superintendência de Museus da SEC/RJ.

10h30 Diálogos com o Plano Estadual Setorial de Museus: Luiz Guilherme Vergara, Helena Uzeda, Clara Paulino Cáo, Luis Marcelo Mendes.

11h Plano Municipal Setorial de Museus – Representante da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro

11h30 Apresentação das propostas do GT para a consolidação do Plano Estadual Setorial de Museus

12h Almoço

14h Reuniões dos Grupos de Trabalho (abertas):

GT 2: Legado Cultural – Patrícia Albernaz - Chefe de Divisão de Desenvolvimento de Parcerias do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus - Ibram e Daniela Name (SMU-SEC/RJ)

GT 3: iMuseus – Mayra Resende - Coordenadora de Produção e Análise da Informação da Coordenação Geral de Sistema de informação Museal (Ibram), Lucienne Figueiredo, Ana Cristina Valle, Aline Pina (SMU-SEC/RJ)

GT 4: Estatuto dos Museus – Luciana Palmeira da Silva - Museóloga do Departamento de Processos Museais – Ibram, Bruna Queiroz, Rafaela Zanete, Leyanne Azevedo (SMU-SEC/RJ)

GT 5: Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus – Tânia de Castro Bernardes Barbosa Caldeira - Coordenadora de Fomento e Financiamento do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus – Ibram e Gabriela Alevato (SMU-SEC/RJ)

17h Apresentação das propostas dos GTs

18h Apresentação Quinteto de Jazz do Corpo de Bombeiros / Encerramento

 

--
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________