Desenvolvimento Social

Notícias

Assistência Social

Nova gestão do Conselho Estadual de Defesa de Assistência Social toma posse em cerimônia na Alerj

 28/06/2017 - 12:38h - Atualizado em 28/06/2017 - 12:38h
 » Renata Sequeira

CEAS é composto por representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços no âmbito da assistência social


Nesta terça-feira (27/06), em cerimônia realizada no Auditório Nelson Carneiro, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), tomaram posse os novos conselheiros do Conselho Estadual de Defesa de Assistência Social (CEAS/RJ), na gestão 2017/2018. O colegiado, vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços no âmbito da assistência social no Estado do Rio de Janeiro.

 

Para a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Ana Silvia Furtado, o CEAS tem um desafio grande pela frente, que é o de reverter esse sentimento de desânimo por conta da crise econômica pela qual passa o Rio de Janeiro.

 

- Estamos vivendo essa situação desde 2014, mas vai chegar uma hora que isso vai mudar. Eu me coloco como uma resistência e é assim que procuro me ver e era assim que alguém tinha que estar à frente da secretaria: pensando em resistir. Conto com profissionais competentes que levantam essa bandeira da politica de assistência social independente do cenário. E o CEAS tem se mostrado garantidor dos direitos já conquistados. Nós temos que nos juntar e peço a ajuda de todos os conselheiros, porque, apesar de toda essa situação, temos um trabalho árduo pela frente.

 

Com a escolha das dez organizações da sociedade civil, no último dia 13 de junho, em assembleia, o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RJ), está formado da seguinte maneira:


Representantes da sociedade civil:


I - Entidades e Organizações de Assistência Social de Atendimento, Assessoramento e Defesa de Direitos: CIEE/RJ; FEAPAES/RJ; FEBIEX e ONG Contato.


II Usuários e/ou Organização de Usuários: Associação dos Colaboradores e Amigos dos Pacientes Especial (ACAPE); FAFERJ; Instituto Geração da Hora e Movimentos das Mães da Cinelândia.


III - Trabalhadores: CRESS/RJ e Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (SASERJ).

 

Representantes Governamentais: Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social;

 

Planejamento e Gestão; Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; Educação; Cultura; Saúde; Trabalho e Renda; Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas).

 

Participaram da solenidade as representantes da sociedade civil Conceição Luz (SASERJ), Regina Célia (Mães da Cinelândia) e Kátia Vasquez (FEBIEX); os deputados estaduais Zaqueu Teixeira e Zeidan. Na ocasião, Patrick Ataliba foi reconduzido à presidência do CEAS e comentou as responsabilidades que o cargo impõe:

 

- Manter-me na presidência do CEAS é a prova que estou no caminho certo ao não deixar a gestão anterior esmorecer. A posse de hoje é a prova disso, já que estamos às vésperas da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social e a participação dos conselheiros é fundamental nesse processo. A nossa missão é fazer uma política pública para todos aqueles que necessitam da Assistência Social.


  • Fotos

  • posse 1.jpg

    4 fotos | Assistência Social | 28/06/2017

    Posse do CEAS



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________