Desenvolvimento Social

Notícias

Ciência e Tecnologia

Fia lança novo cartaz de crianças desaparecidas, uma esperança para centenas de famílias

 06/06/2017 - 16:09h - Atualizado em 06/06/2017 - 16:09h
 » Patrícia Faria e Geovana Martins

O cartaz 2017, cujo lema é "Chega de saudade", traz uma novidade este ano: abaixo das fotos a data do desaparecimento de cada uma delas.


Mais do que rostos, são 67 sinais de esperança. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, através da Fundação para a Infância e Adolescência (Fia) lançou, na manhã de hoje ( 06 de junho), 25 mil novos cartazes de crianças e adolescentes desaparecidos. O cartaz 2017, cujo lema é “Chega de saudade”, traz uma novidade este ano: abaixo das fotos a data do desaparecimento de cada uma delas. Em 22 anos do projeto SOS Crianças Desaparecidas, a Fia já localizou 3 mil crianças em todo o Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, de acordo com o registro da instituição, 526 continuam desparecidas.

 

Os novos cartazes serão distribuídos em escolas, aeroportos, rodoviárias, lojas, hospitais empresas públicas e privadas, além de serem enviados a outros estados.


- Esses cartazes são importantes para dar visibilidade a essas crianças e, claro, a essas famílias que estão passando por muito sofrimento, um momento muito difícil. A rapidez no registro é muito importante para que a busca seja mais eficaz. Coloco aqui à disposição da população as unidades da Fia para ajudar nesse momento difícil e orientar os pais como agir – afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes.

 

 

E foi graças a inclusão da filha Joyce no cartaz da Fia, então com 14 anos à época do desaparecimento, que Neli Adriana conseguiu um final feliz para sua história. Depois de procurar por cinco meses e obter ajuda na sede da Fia, no dia 7 de novembro de 2011 o sofrimento dessa dona de casa teve um fim.

 

 

- Foi na Fia que eu consegui ajuda. Com a divulgação do retrato da Joyce nos cartazes, uma pessoa ligou e disse ter visto minha filha numa rua da Tjjuca. Foi o momento mais feliz da minha vida emociona-se ela, que participou do lançamento do novo cartaz.

 

 

Hoje, Joyce está com 20 anos e terminou o Ensino Médio. Fez um curso de gestão empresarial e se prepara para fazer o Enem.


Para a presidente da Fia, América Tereza Nascimento da Silva, assim como Joyce, as pessoas devem olhar para os cartazes com um olhar de solidariedade e perceber que ali é a esperança de muita gente.

 

 

-Esses cartazes já ajudaram a recuperar crianças e jovens. Peço que as pessoas olhem para eles com muito carinho. Eles, muitas vezes são a única esperança de se encontrar uma criança. A prova disso são milhares de histórias, como as que ouvimos hoje- disse América Tereza.

 

 

Como um grande número de crianças e adolescentes desaparecem na Baixada Fluminense, também será lançado amanhã ( 07 de junho) o cartaz 2017 da Fia. O evento acontecerá na sede do Clube dos diretores Lojistas de Nova Iguaçu, na Rua Governador Portela.


Na ocasião, será lido o documento com a síntese do debate “ O drama e a dor do desaparecimento”, promovido pela ocasião do Dia Internacional da Criança Desaparecida, que propõe um conjunto de ações entre os órgãos da sociedade civil.

 


SERVIÇO


Lançamento do cartaz 2017 de crianças desaparecidas


Local: Auditório do Clube dos Diretores Lojistas


Horário: 10h


Endereço: Rua Governador Portela 966, Centro de Nova Iguaçu




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________