Assistência Social e Direitos Humanos

Notícias

FIA participa da Semana de Mobilização Nacional para busca e defesa da Criança Desaparecida

 28/03/2017 - 16:46h - Atualizado em 28/03/2017 - 16:54h
 » Adriana Petersohn

Em 2017, 18 casos de desaparecimento no Rio já foram solucionados pelo programa. SOS Crianças Desaparecidas da FIA


A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) busca a reflexão e a mobilização da sociedade durante a Semana de Mobilização Nacional para busca e defesa da Criança Desaparecida, que acontece de 25 a 31 de março. A data foi criada pela Presidência da República, em decreto de março de 2011 e tem como objetivo desenvolver ações que resultem na busca, conscientização e localização de crianças nessas condições.


O drama de ter um parente desaparecido acomete, segundo dados da FIA, cerca de 500 famílias do Estado do Rio de Janeiro. Em 2017, 18 casos de desaparecimento no Rio já foram solucionados pelo programa. No início de março, a família de Kelvyn, de 3 anos foi um desses casos de reencontro. O menino, morador de Campo Grande, foi levado por uma vizinha em agosto de 2015, em quem a mãe confiava à guarda da criança enquanto trabalhava. A criança foi localizada e a autora do sequestro, presa.


Um fato que dificulta a localização é que caiu em senso comum ter que aguardar 24 horas para registrar o sumiço da criança. Desde 2005 há uma lei que dispensa o tempo mínimo para que o desaparecimento seja notificado em órgãos competentes. Para a presidente da FIA América Teresa, o desconhecimento dessa lei causa prejuízo para a localização. “Ações nas primeiras horas do desaparecimento são essenciais”.


E para que essa informação chegue ao maior número de pessoas, A Fia vai divulgar esta semana nas redes sociais um card com passo a passo de como se deve proceder em caso de desaparecimento.


E nesta terça-feira (28/03) a Rede Globo em parceria com a Fia, vai chamar atenção para o desaparecimento de crianças no Brasil. Ao todo, 30 pessoas vão entrar em campo durante a partida entre Brasil x Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, com as fotos que estão no cartaz da Fia. Os telões mostrarão telefones que podem ser utilizados para das informações sobre o paradeiro dessas pessoas. Um plantão de atendimento será montado na FIA durante esse dia e horário para receber as ligações.


De um total de 3.430 casos de desaparecimentos registrados no programa, cerca de 85% já foram solucionados.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________