Assistência Social e Direitos Humanos

Notícias

Fundação Leão XIII é um dos serviços oferecidos pela unidade Rio Poupa Tempo que foi inaugurada em Ipanema

 05/03/2013 - 12:13h - Atualizado em 06/03/2013 - 17:46h
 » Renata Sequeira

Secretário Zaqueu Teixeira participou da inauguração ao lado do governador Sérgio Cabral


O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, participou na manhã desta terça-feira (05/03), ao lado do governador Sérgio Cabral, da inauguração do Rio Poupa Tempo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Entre os mais de cem serviços que a unidade Cantagalo vai oferecer estão a isenção de identidade, 2ª via de registro de nascimento, 1ª e 2ª via de certidão de casamento e óbito, por meio da Fundação Leão XIII, vinculada à SEASDH. O governador adiantou que o Estado ganhará mais dois postos do Rio Poupa Tempo, na Rocinha e em Madureira.


“Nós escolhemos este espaço, integrado ao metrô, porque era um prédio do governo que tinha uma área que não estava sendo utilizada e agora está sendo ocupado de forma útil para a população que mora no bairro ou que vem para cá trabalhar. Este serviço é um respeito ao cidadão, já que ele não perde tempo tendo que ir a vários órgãos para retirar um documento. O Rio Poupa Tempo é um sucesso, com mais de 21 milhões de atendimentos e, em breve, teremos um Poupa Tempo na Rocinha e já estamos vendo uma área em Madureira para abrir uma unidade”, destacou o governador Sérgio Cabral.

 

A unidade do Rio Poupa Tempo em Ipanema vai funcionar em um espaço de 640 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, na Estação Metrô Ipanema, na saída da Rua Teixeira de Melo. Uma das primeiras pessoas a procurar pelos serviços da Fundação Leão XIII foi Leila Gomes, 67 anos, que mora em Copacabana, bairro vizinho à Ipanema. Ela procurou ajuda para retirar a identidade.


“Achei muito bom abrir o Rio Poupa Tempo aqui, porque é perto de casa. Todos os moradores das comunidades do entorno e do bairro merecem esse espaço, que é amplo e com muitas pessoas para nos atender, além de serem muito gentis”, comentou Leila, que é moradora de Copacabana há 17 anos.

 

É a primeira unidade, das quatro que funcionam desde julho de 2009 (Central do Brasil, Zona Oeste, Baixada Fluminense e São Gonçalo), que contará com os serviços da Fundação Leão XIII. E esta novidade é motivo de comemoração por parte do funcionário do órgão, Hernani Barros de Souza, que trabalha há 35 anos na fundação.

 

“Muitas pessoas chegam até a gente não apenas para tirar um documento, mas porque precisam de atenção e acho que esse é o mais importante papel do nosso trabalho: tratar essas pessoas com carinho e atenção”, conta Hernani, que agendou, para este primeiro dia de atendimento na nova unidade, três pedidos de isenção de certidão de casamento.
 


  • Fotos

  • Rio Poupa tempo Ipanema.jpg

    3 fotos | Assistência Social | 05/03/2013

    Rio Poupa Tempo em Ipanema



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________