Agricultura e Pecuária

Notícias

Emater

Emater-Rio implantará projeto para mulheres rurais no Noroeste do estado

 09/05/2012 - 15:06h - Atualizado em 09/05/2012 - 15:06h

Trabalho em parceria com o MDA e Rio Rural visa fortalecer ação feminina no espaço produtivo, com foco na agroecologia e criação de pequenos animais


A Emater-Rio, empresa de extensão rural vinculada à secretaria estadual de Agricultura, venceu chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em apoio a produtoras rurais agroecológicas. O projeto selecionado foi o “Quintais sem fronteiras”, que beneficiará mulheres, preferencialmente organizadas em grupos produtivos, através de assistência técnica e atividades produtivas individuais e coletivas. Com foco em gênero e segurança alimentar, a iniciativa será implantada no Noroeste fluminense, região com o menor índice de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e integrante do programa Territórios da Cidadania.

 

Para operacionalizar a implantação do projeto, a Emater-Rio realizou em Itaperuna, na última semana, treinamento dos extensionistas rurais da Região Noroeste. A capacitação teve como objetivo ensinar a nova metodologia de trabalho do projeto, bem como promover o nivelamento de conhecimentos entre os técnicos.

 

O “Quintais sem fronteiras” é uma parceria entre o MDA, a Emater-Rio e o programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura. Com foco na organização produtiva e na promoção da cidadania, o projeto visa dar visibilidade ao trabalho da mulher agricultora na produção de alimentos, a partir dos seus quintais. A meta é fortalecer a ação feminina no espaço produtivo, incentivar a produção de hortaliças, plantas medicinais e criação de pequenos animais com base na agroecologia, e dar autonomia no planejamento da produção e venda dos produtos.

 

O Rio Rural já trabalha grupos produtivos nas microbacias do Noroeste, incentivando o associativismo e fomentando atividades que possam dar autonomia financeira às comunidades, como o artesanato e o beneficiamento de produtos agrícolas. O "Quintais sem Fronteiras" quer sensibilizar e estimular a organização produtiva das agricultoras, agregando novas atividades aos projetos já desenvolvidos pelo programa. Com a parceria, as ações serão ampliadas e espera-se que novos grupos sejam formados.

 

As ações do "Quintais sem Fronteiras" pretendem reconstruir as relações de gênero, oportunizando a participação de mulheres rurais nos espaços sociopolíticos, como feiras e organizações. A estratégia é aumentar o acesso das agricultoras à informação, bens materiais e oportunidades de capacitação, fortalecendo as práticas agroecológicas. Na execução do projeto estão previstos cursos de aperfeiçoamento em agroecologia, segurança alimentar e nutrição, manejo, beneficiamento e comercialização. Os técnicos farão diagnósticos e promoverão o acesso a programas institucionais de apoio, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Pronaf Mulher e Pronaf Infraestrutura.
 


  • Fotos

  • Agricultura Familiar - Emater-Rio implantará projeto para mulheres rurais no Noroeste do estado.

    2 fotos | Emater | 09/05/2012

    Agricultura Familiar - Emater-Rio implantará projeto para mulheres rurais no Noroeste do estado - Fotos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________