Agricultura e Pecuária

Notícias

Agricultura

Copa do Mundo é oportunidade para fortalecer agricultura no estado

 01/12/2011 - 13:58h - Atualizado em 01/12/2011 - 13:58h
 » Por Priscilla de Souza

Produção de alimentos sustentáveis para grandes eventos esportivos deve abrir portas para o mercado interno


Aproveitar a Copado Mundo de 2014 para consolidar a produção e o consumo de produtos sustentáveis no estado do Rio, impulsionando o setor da agricultura. Esse é o objetivo do Governo do Estado, que está mapeando produtores e consumidores afim de saber o que está sendo produzido no Rio e para quem esses produtos podem ser oferecidos.

 

Durante a Soccerex Global Convention, feira de negócios do futebol, no Forte de Copacabana, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, destacou os benefícios que o Mundial de Futebol de 2014 trará para o desenvolvimento dos municípios do interior do estado.

 

– Futebol não é só entretenimento, é também negócio. E como tal, gera empregos e oportunidades. A decisão do governo federal de tornar este evento sustentável, aliando sua imagem à questão ambiental, trará especialmente para os agricultores familiares do Estado do Rio possibilidade de ampliação dos mercados consumidor e produtor– frisou.

 

A secretaria de Agricultura lidera juntamente com o portal Planeta Orgânico, Sebrae e Ministério de Agricultura, ações para que o Rio de Janeiro possa fornecer produtos sustentáveis para a alimentação nesses eventos. Produtos de outros estados - que atendam aos critérios de sustentabilidade - também devem abastecer os campeonatos esportivos.

 

O grupo de trabalho está levantando a demanda de supermercados, restaurantes e indústrias focados na aquisição desses itens, bem como na organização dos produtores, identificando os municípios com condições de produzir dentro dos indicadores propostos: orgânicos, agricultura familiar, produtos da biodiversidade e comércio justo.

 

– Mais importantedo que dizer ao mundo que o Rio de Janeiro é um produtor sustentável, divulgando uma boa imagem do Brasil, é conquistar o consumidor interno. Se conseguirmos obter volume, escala e regularidade na produção, teremos cumprido uma grande missão. Esta será nossa grande vitória – concluiu Christino Áureo.

 

Economia sustentável duradoura

 

O foco inicial do projeto são os municípios de Região Serrana e alguns da Baixada Fluminense, como Magé e Guapimirim. No dia 13 de dezembro, será realizada a 2ª Rodada de Negócios sustentáveis, em Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana. Na ocasião, agricultores terão a oportunidade de oferecer seus produtos orgânicos a restaurantes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

 

De acordo com o presidente da Pesagro-Rio (empresa de pesquisa agropecuária do estado), Silvio Galvão, a expectativa é que a partir desses eventos o comércio sustentável se consolide no Rio.

 

- Nossa ideia é que até as flores entregues aos atletas nas premiações sejam orgânicas. Mas isso não vai acontecer apenas na Copa do Mundo. Os eventos esportivos servem para dar visibilidade e consagrar a forma de produzir sustentável para que essa filosofia se mantenha no futuro – afirmou Galvão.
 


  • Fotos

  • Copa do Mundo é oportunidade para fortalecer agricultura no estado.

    3 fotos | Agricultura | 01/12/2011

    Copa do Mundo é oportunidade para fortalecer agricultura no estado - Fotos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________