Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento

Notícias

Estradas da Produção

Parceria Agricultura e Municípios recupera quase mil quilômetros de estradas vicinais

 12/06/2017 - 12:07h - Atualizado em 12/06/2017 - 12:07h

Convênio para uso de máquinas do Estradas da Produção, com fornecimento de operadores, combustível e manutenção já é implementado com 13 prefeituras


Mais de mil quilômetros de estradas vicinais em 13 municípios fluminenses foram recuperados com serviços de máquinas e equipamentos do programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, executado pela Emater-Rio, em parceria com as prefeituras. Essas vias em áreas rurais são fundamentais para o escoamento da produção do campo.

 

Segundo Stella Romanos, presidente da Emater-Rio e coordenadora do programa, a formalização de convênios entre a secretaria estadual de Agricultura (SEAPPA) e os Municípios, autorizados através de portaria do então secretário Christino Áureo , foi a forma de viabilizar a realização dos serviços, em momento de dificuldades orçamentárias.


_ O trabalho em parceria com os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cachoeiras de Macacu, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Italva, Miracema, Nova Friburgo, Rio das Flores, Rio das Ostras, S.Francisco do Itabapoana, Valença e Varre Sai beneficiou aproximadamente nove mil produtores rurais – contabilizou ela.


De acordo com o documento firmado, a Secretaria disponibiliza as máquinas do programa e os municípios se encarregam de fornecer os operadores, combustível e manutenção para os equipamentos. Os técnicos do programa acompanham e supervisionam a execução dos serviços.


Na última semana, o secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, ao lado do prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, vistoriou o trabalho realizado em parceria nas estradas vicinais do município serrano e ficou satisfeito com o resultado.


- Sabemos que esse início de governo não está sendo fácil para as prefeituras, mas acreditamos nas parcerias como forma de realizar - enfatizou.


Stella Romanos antecipou que a equipe técnica de engenharia Rural da Emater-Rio vem trabalhando na elaboração do termo de referência, que servirá de base para a licitação dos serviços de operacionalização e gerenciamento dos equipamentos do programa, executado com recursos do Banco Mundial, através do programa Rio Rural. A estimativa é que no segundo semestre deste ano o Estradas da Produção esteja em operação. 


  • Fotos

  • Estradas vicinais em boas condições de trafegabilidade são imprescindíveis para o escoamento da produão rural.

    3 fotos | Estradas da Produção | 12/06/2017

    Parceria Agricultura e Municípios recupera quase mil quilômetros de estradas vicinais



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________