Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento

Notícias

Agricultura

Rio Rural capacita agricultores em SAF horta-floresta no Noroeste do estado

 18/04/2017 - 15:40h - Atualizado em 18/04/2017 - 15:40h

Modelo de sistema agroflorestal cultiva legumes, frutas e verduras de forma agroecológica ao lado de árvores de grande porte


Um grupo de 20 agricultores de orgânicos do Noroeste fluminense, apoiados pelo programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, receberam capacitação, na última semana, para produzirem em sistema agroflorestal (SAF). O modelo adotado é o de horta-floresta, onde legumes, frutas e verduras são cultivados de forma agroecológica ao lado de árvores de grande porte.

Realizado em Santo Antônio de Pádua, ​​​​​​o treinamento foi um reforço do curso ministrado à estes mesmos participantes, em dezembro de 2015, sobre as técnicas de plantio no sistema. A novidade ficou por conta da introdução do módulo onde foram ensinados o manejo de poda para o processo de incorporação de biomassa e a seleção de culturas indicadas para plantio.

- Fatores como a disponibilidade de sementes, a vocação do produtor e as demandas do mercado consumidor são ítens levados em consideração na escolha das culturas– explicou Eiser Filipe – consultor do Rio Rural.

A unidade de pesquisa participativa de SAF, coordenada pela Pesagro-Rio (empresa de pesquisa agropecuária do Estado), através da Rede de Agroecologia, instalada na propriedade do agricultor Genilson Gonçalves, serviu de área prática para a capacitação, ministrada pelo engenheiro agrônomo Rômulo Araújo, apoiador da agenda Gotsh.

A poda, trituração e moagem de galhos para incorporação da biomassa foram realizadas por equipamentos adquiridos com recursos do Banco do Brasil, através de edital que disponibilizou cerca de R$ 200 mil para 30 kits desses implementos para produtores da rede de orgânicos do Noroeste.

Horta Floresta: tecnologia que transforma a paisagem

O SAF Horta-Floresta é de grande importância para a preservação da natureza, especialmente para o Noroeste fluminense, tendo em vista o alto índice de degradação ambiental da Região.

 

O Sistema Agroflorestal é planejado para que os cultivos cresçam em forma de rodízio. Assim, enquanto uma espécie é colhida, outra está em crescimento.

 

O clima ameno criado pela sombra das árvores retém umidade no solo, gerando economia de até 80% na água utilizada na lavoura, além da redução nos gastos com irrigação.

 

Os galhos das árvores são triturados e viram adubo. As plantas crescem melhor e com menos irrigação.

 

A paisagem fica bem cuidada, recuperada e com produção diversificada em um local com limitações ambientais.​ 


  • Fotos

  • O treinamento fez parte de reforço de curso realizado em dezembro de 2015.

    3 fotos | Agricultura | 18/04/2017

    Rio Rural capacita agricultores em SAF horta-floresta no Noroeste do estado



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________