Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento

Notícias

Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento

Estado entrega máquinas para recuperar as estradas vicinais

 03/03/2010 - 10:25h - Atualizado em 03/03/2010 - 10:26h

Pezão e Christino Áureo fizeram a entrega do maquinário para manutenção e melhoria dos 17 mil quilômetros de estradas rurais..


O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, entregaram, na manhã desta quinta-feira (25/2), 120 máquinas e equipamentos que vão compor 17 patrulhas mecanizadas para recuperação de estradas vicinais em todo o Estado do Rio. Durante a solenidade que marcou o lançamento do Programa Estradas da Produção foi anunciada a ampliação, ainda este ano, do programa para um total de 25 patrulhas mecanizadas. O secretário de Agricultura também anunciou o lançamento do Programa Rio Rural em mais de 200 microbacias hidrográficas no dia 9 de março, em Itaocara, no Noroeste fluminense.

 


- Estradas da Produção é um programa extraordinário. Só quem conhece a produção rural do estado, que sofre com estradas ruins e o tempo que ficou sem ter uma aquisição de equipamentos desse porte pode avaliar sua importância. Graças ao compromisso do governador Sérgio Cabral, esta aquisição representa um volume de maquinário e implementos agrícolas como nunca houve na história do Estado do Rio de Janeiro - destacou Pezão.

 

 

O vice-governador lembrou que, desde o governo Amaral Peixoto, há mais de 50 anos, o estado não realizava investimentos dessa envergadura, voltados especialmente para a atividade rural. De acordo com Pezão, somando as máquinas das prefeituras municipais e o trabalho conjunto com o estado, em dois anos no máximo o programa vai atingir todo o Estado do Rio.

 

 

Para o secretário de Agricultura, a aquisição desse maquinário é um marco na história da agricultura do estado e será fundamental na manutenção permanente da rede de 17 mil quilômetros das estradas vicinais escoamento da produção agropecuária.

 

 

– Essa ação inédita para a agricultura representa o apoio do Governador Sérgio Cabral aos municípios, intervindo no escoamento da produção de maneira consistente e continuada, com obras integrantes de uma política específica para o setor – frisou Christino Áureo.

 

 

O secretário explicou que a falta de manutenção dessas vias trazia grandes prejuízos para os produtores rurais que, em vários períodos do ano, se viam impossibilitados de escoar sua produção até as cooperativas e mercados, prejudicando o abastecimento da população.

 

- Além do prejuízo para o produtor e o desabastecimento, principalmente nos períodos de chuva devido à dificuldade para escoar a produção, o produtor também sofria com a pressão do atravessador que ditava os preços, sempre para baixo, em função da localização do produtor rural. Sem dúvida, o programa é um fator importante de valorização da produção rural – explicou.

 

Nesta primeira fase, ao todo são 25 tratores agrícolas, 5 tratores de esteira, 5 escavadeiras hidráulicas, 17 retroescavadeiras, 17 motoniveladoras, 9 caminhões basculante, 5 caminhões de apoio, 5 pás carregadeiras - todos com cabines climatizadas e GPS - e implementos agrícolas (8 grades aradoras, 5 scrapers e 7 roçadeiras) adquiridos com financiamento do BNDES/Banco do Brasil e contrapartida (R$ 5 milhões) do Estado, num total de R$ 25 milhões. Os equipamentos que integram o programa vão ser operados a partir desta sexta-feira pela Emater-Rio.

 

Além das estradas vicinais, as máquinas serão utilizadas em operações de suporte a mini e pequenos produtores e também no apoio aos demais programas de fomento da Secretaria de Agricultura.

 

- Pela primeira vez todo agricultor familiar que tenha declaração de aptidão do Pronaf terá execução do serviço gratuito na sua propriedade. Isso é um avanço, um reconhecimento do governo a esse trabalho que a agricultura familiar e todos os agricultores e pecuaristas do Estado do Rio tem feito – completou o secretário destacando ainda o papel da Alerj na aprovação da autorização legislativa que viabilizou os financiamentos.

 

Também participaram da solenidade, entre outras autoridades e convidados, os secretários de Governo, Wilson Carlos, de Habitação, Leonardo Picciani, de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro, o deputado Jorge Picciani, presidente da Alerj, o deputado Paulo Melo, líder do governo na Alerj, o presidente da Federação de Agricultura do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares, prefeitos, sindicalistas e produtores rurais.


  • Fotos

  • A_1_IMG_Emater_08.jpg

    4 fotos | Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento | 03/03/2010

    Estado entrega Máquinas para Estrada de Produção - Fotos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________