Agricultura e Pecuária
Notícias
Emater promove minicursos de educação alimentar e ambiental em Campos dos Goytacazes
17/07/2012 - 11:03h - Atualizado em 17/07/2012 - 11:03h
Treinamentos são voltados para agricultores, lideranças rurais e estudantes
Para marcar o encerramento da Jornada Ambiental iniciada no mês passado em comemoração ao Dia do Meio ambiente (5 de junho), o escritório da Emater-Rio de Campos dos Goytacazes está com inscrições abertas para minicursos de Educação Alimentar e Educação Ambiental. As duas capacitações são gratuitas, voltadas para agricultores e lideranças rurais, estudantes e outros públicos que se interessarem pelo assunto. As aulas vão acontecer nos dias 26 e 31 de julho, das 9 às 16 horas no escritório local da Emater-Rio.
Durante todo o mês de julho, funcionários da Emater-Rio promoveram atividades de sensibilização, como palestras sobre práticas sustentáveis em escolas e assentamentos rurais, recuperação de nascentes e matas ciliares e produção de húmus de minhoca, utilizado como adubo em plantações. Os próprios extensionistas participaram de mutirão para recuperar falhas em uma área de mata ciliar na microbacia Rio Preto, replantando mudas nativas frutíferas e florestais. A ação, apoiada pelo Programa Rio Rural, deve dar origem a um projeto permanente.
_ Os profissionais ficaram muito empolgados, o contato com a natureza gratifica. Pretendemos fazer esses mutirões pelo menos uma vez por mês, explica a assistente social Ivani Rubião, supervisora local da Emater-Rio.
Até o fim deste mês, mais dois plantios estão previstos nas microbacias Rio Preto e Rio Imbé.
_ Quem quiser participar, pode se inscrever. Passamos um dia muito agradável, com os plantios pela manhã, e fechamos com um almoço em uma das propriedades rurais. É uma forma também de incentivarmos o turismo rural. Tem um grupo de agricultores, principalmente nas microbacias Rio Ururaí, Rio Imbé e Rio Preto, preparados para receberem pequenos grupos e precisamos incentivar isso, informa Ivani.
Inscrições - Os interessados em participar devem ligar para o telefone (22) 2724-2605 ou ir ao escritório da empresa, na Rua Visconde de Inhaúma, 102, no Parque Tamandaré. Cada curso oferece 20 vagas.
-
Fotos