Administração Penitenciária

Notícias

Alunos da Escola Municipal Canadá visitam Museu Penitenciário

 16/05/2018 - 16:56h - Atualizado em 16/05/2018 - 17:05h
 » Divulgação

26 alunos estiveram na visita


O Museu Penitenciário da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu, nesta quarta-feira, 16 de maio, 26 estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Canadá para uma visita mediada e atividades recreativas.

 

O objetivo da visita foi despertar as crianças para uma reflexão sobre essa realidade de forma lúdica, na tentativa de desconstruir informações recebidas por eles anteriormente, como também aproximar a comunidade vizinha do Museu Penitenciário. A Escola Canadá fica no Morro do São Carlos, no bairro do Estácio, Centro do Rio.

 

A diretora Catia Caruso e a professora Vanessa de Oliveira foram as responsáveis pela visita daturma. Segundo Vanessa, as crianças gostaram da parte histórica que fala das primeiras prisões, dos escravos e da família real. “O Museu traz um enriquecimento e conhecimento histórico, do bairro e da comunidade onde vivem. Eles gostaram muito das imagens e dos objetos da exposição”, contou.

 

O diretor do Museu Penitenciário, Anderson Sanchez, falou do evento: "As visitas realizadas com estudantes, crianças e adolescentes têm como objetivo conscientizar os jovens sobre a realidade do cárcere. Incentivá-los a refletir sobre o cotidiano de violência tão próximo de cada um de nós. E se algumas atitudes, que poderão ter consequências irreversíveis, valem a pena", disse.

 

Ainda segundo o diretor, "no caso específico da Escola Municipal Canadá, também queremos nos aproximar da comunidade no entorno. Além das visitas mediadas, estamos pensando em projetos que possam viabilizar trabalhos sociais na área anexa ao Museu, como atividades esportivas e culturais com jovens do Morro do São Carlos. Temos espaço para isso. É a Secretaria de Administração Penitenciária podendo contribuir com a inclusão social com jovens em situação de vulnerabilidade", enfatizou.


O evento faz parte da programação da 16ª Semana de Museus. Nesta quinta-feira (17), será realizada uma palestra com o tema “Violência Doméstica”, às 10h, ministrada pela psicóloga da SEAP, Flávia Gallo e pela diretora da Unidade Materno Infantil, Ana Faulhaber. A entrada é gratuita. A sequência de eventos termina na próxima sexta-feira (18), com a visita dos alunos do curso PTPA (Programa de Trabalho Protegido na Adolescência) da FIA (Fundação para a Infância e Adolescência) unidade Ipanema.

 

O MPERJ fica na Rua Frei Caneca, nº 401, Estácio, Centro da Cidade. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. As visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (21) 2333-7472 ou pelo e-mail: cepegpseap@gmail.com
 


  • Fotos

  • 2 fotos | 16/05/2018

    Alunos da Escola Municipal Canadá visitam Museu Penitenciário



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________