Administração Penitenciária

Notícias

Alunos de Direito da Cândido Mendes visitam Museu Penitenciário

 09/04/2018 - 15:20h - Atualizado em 29/10/2018 - 10:42h
 » CESP/EGP

Eles puderam conhecer a história do sistema prisional


O Museu Penitenciário da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu neste sábado, 07 de abril, estudantes do 7º e 8º período do curso de Direito da Universidade Cândido Mendes.


O professor de Processo Penal, Pablo Andrade, que também é subsecretário estadual de Cultura, organizou a visita com seis alunos dos campi Jacarepaguá e Tijuca. Segundo Pablo, o Museu Penitenciário preenche uma lacuna na formação jurídica. “O Museu ajuda ao aluno a entender a história contribuindo para uma reflexão social acerca do nosso sistema punitivo. Eu sentia falta disso dentro da minha própria formação jurídica”, explicou.

 

O professor também informou que a visita mediada, contextualizando o Sistema Penitenciário, possibilita aos alunos planejar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A visita foi mediada pelo diretor-adjunto da Escola de Gestão Penitenciária, José Paulo de Morais Souza, doutor em Memória Social.


Os alunos também assistiram ao vídeo institucional do Museu, que conta a história das penas e faz uma reflexão sobre o modelo atual de encarceramento no País. O MPERJ busca preservar e expor registros históricos, como o extinto presídio na Ilha Grande e do Complexo da Frei Caneca, além de arquivos de assinatura e documentos de presos políticos da época.


O acervo também oferece fotos antigas do sistema prisional e toda a história do inspetor de segurança e administração penitenciária, incluindo as mudanças de nomes da profissão e uniformes.


Para mostrar o universo das prisões com um pouco mais de detalhe, a exposição conta com materiais ilícitos apreendidos com visitantes e presos nas unidades prisionais, desde celulares a objetos utilizados para fuga.


O Museu já recebeu 3.297 visitantes. São 249 peças em exposição, mais de 1.200 em reserva técnica e 1.661 peças bibliográficas.


O MPERJ fica na Rua Frei Caneca, nº 401, Estácio, Centro da Cidade. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. As visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (21) 2333-7472 ou pelo e-mail: cepegpseap@gmail.com
 


  • Fotos

  • 4 fotos | 29/10/2018

    Alunos de Direito da Cândido Mendes visitam Museu Penitenciário



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________