Administração Penitenciária

Notícias

Seap em parceria com Cedae forma internos em curso de restauração florestal

 20/12/2017 - 10:11h - Atualizado em 20/12/2017 - 10:45h
 » Ana Claudia Costa

Após concluir o curso internos poderão trabalhar na Cedae


Trinta e nove internos da Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé, se formaram no último dia 14, no curso de Capacitação de Restauração Florestal, fornecido pela Cedae. O curso faz parte do programa social “Replantando a Vida”, que tem o objetivo de contribuir com a ressocialização do apenado. Todos os formandos, que estão no regime semiaberto, terão oportunidade de trabalho na colônia agrícola e até mesmo promessa de emprego na Cedae quando terminarem de cumprir suas penas.


Os alunos aprenderam no curso técnicas de sementes florestais, produção de mudas florestais, restauração florestal, proteção florestal e educação ambiental. Foram ao todo 60 horas de aula, todas ministradas nas dependências da Colônia Agrícola. O curso foi ministrado por professores que são engenheiros e doutores em universidades estaduais e federais.


Para o engenheiro e professor Alan Henrique Marques de Abreu, o curso é uma grande oportunidade aos internos uma vez que ao término já saem empregados e ao cumprir a pena também tem seus empregos garantidos. “ Para Cedae ministrar esse curso é como uma transição na vida do interno. Eles aprendem aqui e depois serão aproveitados no mercado de trabalho. Queremos investir nessa mão de obra e inspirar outras empresas a fazer o mesmo. Essa é uma porta aberta que abre outras que vem depois da liberdade de cada um”, disse.


O diretor da unidade prisional, André Luís Monjardim Pinto parabenizou os internos. Ele ressaltou que o conhecimento adquirido com o staff de professores, todos doutores de universidades estaduais e federais foi um privilégio. “ Tenho satisfação pessoal em proporcionar aos meus internos esse tipo de conhecimento. É nossa missão, nosso processo de ressocialização para que todos saiam para a sociedade com um emprego”.


O coordenador da unidades de Niterói, Norte e Noroeste, Luciano de Oliveira lembrou que todos os internos da Colônia tem oportunidade de trabalho e cursos sem ônus. “ Os internos tem aqui uma oportunidade única e tenho certeza que todos estão aproveitando”.


Presente à inauguração, o subsecretário adjunto de Tratamento Penitenciário, Gilson Nogueira, enfatizou que a Seap está na contramão da crise já que através das parcerias tem proporcionado cursos e oportunidades de qualidade na ressocialização do interno. “ Os internos estão aproveitando todas as oportunidades. São um exemplo a ser seguido. Nós damos a oportunidade e eles estão plantando o futuro”, concluiu.
 


  • Fotos

  • 6 fotos | 20/12/2017

    SEAP EM PARCERIA COM CEDAE FORMA INTERNOS EM CURSO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________