Administração Penitenciária

Notícias

Segurança

Seap inaugura catraca eletrônica e mais duas unidades prisionais em Bangu

 28/03/2011 - 10:18h - Atualizado em 12/05/2011 - 13:07h
 » por Ingrid David

Criado também Núcleo de Informática do Complexo para manutenção do novo serviço.


O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário estadual de obras, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, realizaram, nesta quinta-feira, 03 de março, a cerimônia de inauguração das Cadeias Públicas Bandeira Stampa e José Frederico Marques. Além disso, na mesma ocasião, inauguraram também a catraca eletrônica de acesso ao Complexo Penitenciário de Gericinó.

A construção das cadeias públicas foi um projeto do programa Delegacia Legal. Ambas são localizadas no Complexo de Gericinó, em Bangu. Bandeira Stampa possui 541 vagas e José Frederico Marques com 532. A finalidade é absorver presos oriundos das carceragens da Polinter, pois as mesmas serão extintas.

As novas unidades prisionais são divididas em celas individuais e coletivas, pátios para banho de sol, gabinete para diretor e subdiretor, salas de administração, classificação, inspetoria, psicologia, ambulatório médico e odontológico, além de salas para defensoria pública e segurança, alojamentos para os inspetores penitenciários, pátio de visitantes com cobertura, entre outros.

Segundo o governador Sérgio Cabral, o governo do Rio está disposto a dar a cobertura legal para todas as reparações da Seap que forem necessárias. Além disso, ele definiu a gestão do secretário Cesar Rubens em apenas uma palavra, zelo. “Vejo um líder Cesar que trata com zelo os funcionários, os presos e os familiares. Cesar Rubens tem zelo pela gestão pública e isso torna a Seap cada vez mais fundamental para a vida pública e privada do estado”, afirmou.

De acordo com o vice-governador Pezão, até meados de 2012 serão construídas 10 Delegacias Legais no Estado do Rio de Janeiro. Para o secretário Cesar Rubens, isto é um exemplo de que a instituição cresce dia após dia. “Tenho muito prazer em trabalhar na Seap que hoje lança um marco e faz a diferença no sistema penitenciário como se pode ver com a inauguração dessas duas unidades prisionais não possuindo apenas cadeados e paredes, mas com colchão anti-chama, travesseiro, equipamentos odontológicos e medicamentos”, ressaltou o secretário.

Com o objetivo de filtrar a entrada e saída de familiares de internos, a catraca eletrônica de acesso ao Complexo Penitenciário de Gericinó vai identificar todos os cadastrados através da leitura das carteirinhas antigas e novas. Esta nova aquisição facilita o trabalho dos inspetores penitenciários que podem visualizar pelo sistema eletrônico a foto do visitante e, assim, confirmar se aquela carteirinha pertence mesmo a ele. Além disso, a partir de hoje, os servidores da portaria também poderão identificar imediatamente no momento da leitura, se a carteirinha tiver bloqueada, cancelada ou até mesmo for falsificada.

A tecnologia da catraca eletrônica foi testada e aprovada pelo governador. Cabral, inclusive, sugeriu ao secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, presente também no evento, que adotasse este mesmo equipamento na Secretaria de Estado de Segurança (Seseg). Para manter a catraca eletrônica do Complexo de Gericinó sempre em bom funcionamento, foi criado o Núcleo de Informática. Os funcionários do novo setor também vão dar apoio a todas as unidades prisionais de Bangu.


  • Fotos

  • 0403f1

    20 fotos | Administração Penitenciária | 28/03/2011

    Fotos Seap inaugura catraca eletrônica e mais duas unidades prisionais em Bangu

    Fotos Seap inaugura catraca eletrônica e mais duas unidades prisionais em Bangu



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________