Administração Penitenciária

Notícias

Seap proporciona benefícios aos seus servidores

 27/07/2017 - 13:06h - Atualizado em 27/07/2017 - 13:35h
 » Marcio Barbosa

Os funcionários podem utilizar serviços ambulatoriais, da creche e atividades para bem-estar e saúde


Como forma de aproximação e visando o bem estar do servidor, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) oferece diversos benefícios aos seus funcionários: Uma creche para os filhos dos servidores, duas academias de musculação e um núcleo de lutas e dois ambulatórios médicos.


A creche Tuta Massot Kress, localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó em Bangu é destinada aos filhos dos servidores. O espaço atende atualmente 30 crianças entre nove meses até três anos e onze meses de idade e tem como objetivo o desenvolvimento social e afetivo da criança. Para isso, existem salas específicas para as atividades de desenvolvimento cognitivo, uma sala de psicomotricidade e uma brinquedoteca.


Todas as crianças recebem acompanhamento de uma nutricionista, que também tem o cuidado de montar o cardápio das 4 refeições: Colação, almoço, lanche da tarde e jantar. Inaugurada em 5 de setembro de 2012 , tem à frente a Diretora Ana Claudia dos Santos Jorge Cardoso. Ela ressaltou a importância do benefício para os pais funcionários. “A creche é um laço de confiança com o servidor da Seap, porque os pais podem ir trabalhar e ao mesmo tempo não descuidarem dos filhos. É um projeto que traz sensação de segurança para os pais”, concluiu.


Das duas academias disponibilizadas para os servidores, uma está localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó (Academia AELPA) e a outra na Coordenação das Unidades Prisionais da Grande Niterói. Na academia em Bangu, a estrutura física conta com dois salões, duas esteiras, 1 Cross Over, 1 cadeira Flexora e Extensora, 1 cadeira Abdutora e Adutora, 1 mesa de supino, 4 jumpers e vasta quantidade de halteres e barras. Nessa unidade, dois inspetores, formados em Educação Física, acompanham os exercícios. Os servidores interessados na musculação precisam responder ao questionário de prontidão para atividade física feita pelo professor responsável.

 

Ainda dentro do complexo, no Centro de Instrução Especializada (CIESP),há disponibilidade de aulas no Núcleo de lutas, onde é possível praticar Submission, Judô, Jiu Jitsu e Defesa Pessoal. Alongamentos e exercícios físicos voltados à atividade profissional são à base dos programas de treinamento, além de outros treinos específicos de acordo com as necessidades individuai de cada Inspetor.

 

Entre os principais benefícios que a prática proporciona estão: reeducação postural, alívio do estresse, aumento do ânimo para o trabalho, promoção da maior consciência corporal, diminuição das tensões musculares acumuladas e prevenção de lesões e doenças como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).


O professor Carlos Eduardo Barbalho pontuou a eficácia do trabalho na academia. “Tendo em vista a natureza do trabalho desenvolvido pelos inspetores é possível observar que existe um desgaste físico e mental muito grande ao longo do dia levando muitos a se afastarem das atividades por problemas relacionados a fadiga musculares e o auto nível de estresse. Para minimizar as consequências, a academia AELPA é uma eficiente ferramenta”, disse ele.


Os dois ambulatórios disponíveis estão localizados um no Complexo Penitenciário de Gericinó e um na Central do Brasil. Os funcionários podem se consultar nas seguintes especialidades: Assistência Social, Cardiologia, Gastroenterologia, Oncologia, Psicologia e Psiquiatria, todas disponíveis na Central do Brasil e Clínico Geral, Endocrinologia, Fisioterapia e Acupuntura, disponíveis em Gericinó e na central do Brasil. É oferecido também o “protocolo de atendimento ao luto”, destinado aos familiares dos servidores falecidos.


No ambulatório de Gericinó, todos os servidores podem contar com uma equipe de quatro dentistas que prestam serviços odontológicos básicos e essenciais como, obturação, extração e limpeza. Além do clareamento dental, carro-chefe dos procedimentos realizados. Os ambulatórios tem uma média de 425 funcionários atendidos por mês e os procedimentos são só possíveis graças a uma colaboração entre a Subsecretaria de Gestão Estratégica e a Coordenação de Saúde Ocupacional da SEAP.
 


  • Fotos

  • _DSC0658.JPG

    4 fotos | 27/07/2017

    Seap proporciona benefícios aos seus servidores



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________