Administração Penitenciária

Notícias

Seap comemora o dia do Inspetor Penitenciário

 26/07/2017 - 08:46h - Atualizado em 26/07/2017 - 08:54h
 » Ana Claudia Costa

Isaps puderam assistir a vídeo em homenagem à profissão e fizeram visita guiada ao museu


Uma solenidade no Museu Penitenciário marcou na manhã desta terça-feira, dia 25 de julho o “Dia do Inspetor de Administração Penitenciária”. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penal, comemorou pela primeira vez, o dia do inspetor institucionalizado pela Lei 7469/16 de 16 de outubro de 2016.


Inspetores antigos foram homenageados, receberam medalhas e inspetores aposentados realizaram um debate, desfilando suas experiências e histórias com os presentes. No evento, funcionários puderam assistir a um vídeo homenageando a profissão e, em seguida, fizeram uma visita guiada ao Museu Penitenciário.


A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho e do presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal, Gutembergue de Oliveira. Na solenidade, o Secretário lembrou na abertura da comemoração do Dia do Inspetor que a classe tem muito mais do que os 14 anos, a contar da data da criação da Seap. “A classe tem mais de 100 anos e essa história que vocês carregam tem que ser lida e contada por todos. Se estamos aqui comemorando o dia do inspetor é porque estamos lembrando também aqueles que lá atrás começaram tudo. Agora caminhamos para melhorar ainda mais. É uma profissão linda se cada um souber de sua obrigação e cada um souber cumprir seu papel”, disse.


Na cerimônia, após exibição de um vídeo onde as funções do inspetor foram ressaltadas, quatro inspetores de matrículas antigas foram homenageados e receberam medalhas. Jorge Wilson da Silva, que começou a carreira em 1977, recebeu a medalha das mãos do secretário Erir Ribeiro Costa Filho. Também receberam medalhas Marcos da Chagas Cabral, que ingressou na Seap e, 1984; Aluísio Moreira Filho e Francisco Antônio de Oliveira também foram homenageados.


Um dos pontos mais emocionantes da cerimônia foi o depoimento dos inspetores aposentados que fizeram o primeiro concurso público para guarda penitenciário. Djanira Dolores Montenegro, 81anos, aposentada há 27 e primeira inspetora que prestou concurso lembrou das dificuldades para locomoção até o Complexo Penitenciário de Gericinó em Bangu. “Eu pegava o bonde, ônibus e até um transporte para chegar no trabalho. Não tinha creche, esperava meu marido inspetor chegar do plantão para ficar com os filhos eu sair para trabalhar. Hoje está tudo muito mais fácil”, contou.


Outro inspetor aposentado homenageado foi João Evangelista do Nascimento. Com 86 anos, ele lembrou histórias e dificuldades da época do primeiro concurso da Seap e chegou a chorar de emoção. “Tenho até hoje orgulho da minha profissão. Trabalhamos duro, mas com afinco e amor por essa casa”, disse.


A Subsecretária adjunta de Gestão Estratégica, Ingrid Silva Rocha também comemorou a conquista do dia do inspetor e enfatizou que esse é um sinal de avanço da categoria. “Bom ouvir histórias dos inspetores antigos. Sou grata à Seap por nos proporcionar tantas conquistas e precisamos e vamos avançar ainda mais”, afirmou.


Já o presidente do Sindicato, Gutembergue de Oliveira agradeceu à Seap pela oportunidade de comemorar o dia do inspetor. “Agradeço ao secretário. Tenho honra em homenagear a todos. Hoje é um dia para se lembrar na história da Seap. Com persistência e paciência é possível fazer uma homenagem singela e nobre para nossa classe”, falou.
 


  • Fotos

  • 2507_Dia do Isap (13).JPG

    10 fotos | 26/07/2017

    Seap comemora dia do Inspetor Penitenciário



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________