Administração Penitenciária

Notícias

Internas da Unidade Materno Infantil terão aulas de meditação

 29/06/2017 - 11:25h - Atualizado em 29/06/2017 - 11:26h
 » Ana Claudia Costa

Parceria visa aliviar o stress e depressão de internas durante o período em que estiverem no cárcere


Meditação como forma de aliviar o stress , a manifestação da violência e de ajudar a enfrentar os dias em que estão em uma unidade prisional. Essa será a nova alternativa adotada pelas internas da Unidade Materno Infantil (UMI) e as internas gestantes da Penitenciária Talavera Bruce. As detentas terão acesso a essa terapia ministrada por profissionais da Associação Cultural Educacional e Social Arte de Viver. O projeto “Prision Smart” que visa levar a meditação e controle da respiração foi oficializado na manhã desta quarta-feira, dia 28 de junho através de um convênio entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, a Coordenação de Apoio Operacional de Execução Penal e a Arte de Viver. A assinatura do convênio foi feita previamente pelo Procurador Geral de Justiça, José Eduardo Citola Gussem.


A oficialização do projeto aconteceu no mesmo dia em que a Unidade Materno Infantil (UMI) deu início às comemorações da semana das mães, com atividades lúdicas para as cinco mães que estão na unidade com seus bebês e as internas grávidas. O evento contará com atividades de artes e oficinas para todas através da parceria com a Superintendência de Bangu, Secretaria de Estado de Cultura, Coordenação Regional de Educação, Casa da Mulher Dina Coutinho, Conselho Regional de Assistência Social, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Hospital da Mulher.


Na abertura do evento a coordenadora do projeto Prison Smart, Lisiane Muti, aproveitou e fez com todos os presentes, incluindo a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Execução Penal, Andrezza Duarte Cançado e o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, um rápido exercício de meditação. A intenção era mostrar que a prática relaxa e alivia o stress diário. “ Fazemos diversos projetos sociais mas levar esse para dentro dos presídios soa como desafio para que através da respiração, meditação e controle da mente possamos fazer com que todos tenham controle de seus pensamentos e alivie os momentos de tensão face a pena que cumprem”, disse.


O Secretário de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, comemorou mais essa parceria que ajuda o sistema prisional. “Vendo mais esse projeto eu só tenho que agradecer porque temos muitos parceiros ajudando o sistema prisional. Vejo essa iniciativa como mais uma vitória e conto com mais parcerias incluindo aí as universidades. Somos gratos e crescemos sempre com a ajuda de parceiros”, disse.


Emocionada com o evento e se despedindo temporariamente do CAO, promotora Andrezza Duarte Cançado , enfatizou às internas que o MP não só acusa e denuncia mas também é um órgão modificador que pode ajudar as internas através de projeto e parcerias. “ Também estamos aqui para ajudar nesse momento difícil que vocês passam. Essa meditação vai ajudar também a controlar a mente e a vida de vocês e uma mudança para melhor”, disse.


Durante a oficialização do projeto, a diretora da UMI, Ana Faulhaber, expôs em um painel fotografias das internas e seus bebês feitos pelo fotógrafo Alexandre Grande. Segundo ela, todas as fotos do ensaio do profissional serão entregues à internas. Já o Subsecretário Adjunto de Tratamento Penitenciário, Gilson Nogueira, elogiou o projeto e lembrou que, mesmo na crise financeira, as parcerias ajudam a levar em frente projetos para melhorar o sistema prisional. “Estamos mais uma vez aqui provando que as parcerias nos fazem andar na contramão da crise. Esse projeto de meditação vai ajudar a todas as internas a pensar e passar de foram mais amena por esses momentos difíceis”, concluiu.

 


  • Fotos

  • 5 fotos | 29/06/2017

    Internas da Unidade Materno Infantil terão aulas de meditação



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________