Administração Penitenciária

Notícias

Seap começa a transferir internos para nova unidade prisional de Resende

 14/03/2017 - 09:15h - Atualizado em 14/03/2017 - 09:25h
 » Ana Claudia Costa

Penitenciária vai abrigar detentos dos regimes fechado e semiaberto


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) começou a transferir na madrugada desta segunda-feira, 13 de março, internos condenados para a nova unidade prisional em Resende. A Penitenciária Inspetor Luís Fernandes Bandeira Duarte, inaugurada no último dia 06 de março, vai abrigar internos dos regimes fechado e semiaberto.


A princípio foram transferidos para a penitenciária, que fica no Distrito de Bulhões, em Resende, 271 internos que cumpriam suas penas na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri. Todos são oriundos do Sul Fluminense e devem agora cumprir a pena próximo de suas residências. Outros 144 internos de regime semiaberto serão transferidos para outro pavilhão da unidade.


A nova unidade prisional conta com 417 vagas, divididas em seis galerias com 12 celas de seis vagas cada uma. Cada cela com 14m² possui três beliches de alvenaria e um banheiro com dispositivo sanitário no chão e chuveiro. Para o regime fechado serão designadas quatro galerias. Nas outras duas ficarão internos do regime semiaberto que serão transferidos posteriormente. Na unidade recém inaugurada há também biblioteca, ambulatório médico e de dentista. Profissionais de saúde também já foram designados para a penitenciária.


Para tranquilizar moradores da região, o diretor da nova unidade prisional, Inspetor Eliel Ogawa, garantiu que a Penitenciária Inspetor Luís Fernandes Bandeira Duarte terá um grupamento de inspetores de segurança e administração penitenciária suficiente para a guarda dos internos. A nova unidade fica em uma região rural cerca de 29 quilômetros de distância do centro de Resende.


A transferência para a nova unidade prisional começou por volta das 4h desta segunda. Os detentos que estavam em Japeri foram acomodados em oito caminhões do Serviço de Operações Especiais (SOE) da Seap. O comboio deixou a Penitenciária Milton Dias Moreira antes das 6h e chegou a Resende por volta das 8h30. Carros blindados da Seap e de Operações Especiais acompanharam todo o comboio que seguiu pela Rodovia Presidente Dutra até o distrito de Bulhões, em Resende.


De acordo com o Secretário de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, com a inauguração desta unidade prisional, a região Sul Fluminense contará com unidades prisionais nos regimes fechado e semiaberto em Resende e no regime provisório em Volta Redonda. “ Agora detentos dessa região poderão ficar próximo às suas residência ajudando até na facilidade da visita de seus familiares. Com a inauguração dessa unidade ganhamos também novas vagas em outras unidades prisionais no Rio”, disse.

 


  • Fotos

  • 5 fotos | 14/03/2017

    Seap começa a transferir internos para nova unidade prisional de Resende



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________