Administração Penitenciária

Notícias

Seap inaugura espaço para curso de reciclagem de roupas em unidade prisional feminina

 09/03/2017 - 11:53h - Atualizado em 09/03/2017 - 12:15h
 » Ana Claudia Costa

Vinte internas irão participar do curso no Instituto Penal Oscar Stevenson


No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária em parceria com o Instituto Lojas Renner, o Instituto Nelson Mandela e a ONU Mulher, inaugurou na manhã desta quarta-feira, o Espaço de Capacitação Profissional, no Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica. No local, internas irão aprender a reciclar e transformar roupas e aproveitar peçasdoadas. Ao todo 20 detentasestão matriculadas no curso que será ministrado de terça à sexta-feira durante todo o dia.

  

Para dar início ao curso, a coordenadora do projeto, Jane Gomes disse que recebeu doações de retalhos de fábricas mineiras e calças jeans de doações captadas do mesmo local. Jane Gomes pretende, ao final da transformação das peças e ano final do curso em junho, fazer um catálogo de todo o material produzido e mostrá-lo às empresas .“Esse trabalho pode abrir portas para essas internas, que cumprem pena em regime semiaberto.

 

 Estamos também fazendo nas redes sociais uma campanha para doações de roupas, principalmente de peças jeans para o trabalho das internas. Inaugurar um projeto desses no Dia Internacional da Mulher é uma grande vitória e um grande presente para todas elas”, disse.

 

Todo o material para o projeto, incluindo seis máquinas de costura de linha reta e uma máquina de overloque foram conseguidos pela coordenadora através de doações. O símbolo do curso, do projeto UPcycling! Uso Diferente do Consumo Consciente! foi criado pelas próprias internas que passaram a utilizá-lo como emblema nas camisetas brancas do uniforme.

 

Presente à inauguração, o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, parabenizou à diretora da unidade prisional, Rosana Felix Bastos e a coordenadora do projeto pela iniciativa. O secretário aproveitou para lembrar, no Dia Internacional da Mulher que as internas quando estão cumprindo a pena, em sua maioria, foram abandonadas pelos seus companheiros. Segundo ele, o trabalho e o curso é uma forma de incentivá-las a ter um trabalho e retomar a vida quando deixarem o cárcere. “ Muitas das que estão aqui acabaram no cárcere por conta de serem cúmplices de seus companheiros e hoje, na unidade prisional, foram abandonadas por eles. Quero que com esse curso e nesse espaço, inaugurado no Dia Internacional da Mulher, todas se capacitem para terem oportunidade de montar seu próprio negócio e retomarem suas vidas quando saírem da prisão”, disse o secretário.

 

O subsecretário adjunto de Tratamento Penitenciário, Gilson Nogueira, ressaltou que após concluírem o curso as internas, além de ter uma profissão, serão multiplicadoras do aprendizado e da reciclagem de roupas. “ Essas 20 detentas capacitadas para fazer o curso se tornarão um exemplo dentro do cárcere. Temos que devolve-las para a sociedade melhor do que entraram, ressocializadas e com uma profissão”.

 

Para diretora da unidade prisional, Rosana Felix Bastos, o início do curso de reciclagem de roupas e capacitação das internas foi um sonho realizado. “ Dentro de uma crise que o país atravessa capacitar e ensinar as detentas um novo ofício e uma nova profissão é uma gratificação muito grande”.
 


  • Fotos

  • 0803_ Espaço de Capacitação Profissional OS (2).JPG

    8 fotos | 09/03/2017

    Seap inaugura espaço para curso de reciclagem de roupas em unidade prisional feminina



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________