Ambiente

Notícias

Ambiente

Projeto Ambiente Animal encerra atividades no município de Valença

 04/10/2018 - 11:06h - Atualizado em 04/10/2018 - 11:07h
 » ASCOM SEA/INEA

Após quase três meses de atividades no município de Valença, o projeto Ambiente Animal encerra suas atividades no município de Valença com uma programação especial nesta quarta-feira (3/10), às 14h


Após quase três meses de atividades no município de Valença, o projeto Ambiente Animal encerra suas atividades no município de Valença com uma programação especial nesta quarta-feira (3/10), às 14h, na Praça Visconde de Ouro Preto, conhecida popularmente como Praça Jardim de Cima. Uma apresentação dos objetivos do projeto, e uma feira de adoções de animais castrados pela iniciativa e também de animais sob a tutela de protetores locais, compõem a programação.

 

Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, executado e desenvolvido pelo Via Rio, o Projeto Ambiente Animal foi concebido com a finalidade de minimizar os impactos causados por cães e gatos na fauna silvestre das unidades de conservação. Esses impactos estão frequentemente associados a condutas inadequadas e até mesmo ilegais dos seus tutores/donos. Dentre elas a principal é o abandono. Estes animais, quando abandonados em áreas naturais e seu entorno, podem causar danos ao se alimentarem da fauna nativa, competir por alimento, além de disseminar doenças e parasitas.

 

Para minimizar esses impactos, essa iniciativa promoveu atividades de educação e sensibilização ambiental com o objetivo de apresentar às comunidades a importância da guarda responsável para a saúde do bichinho, do ser humano e para a conservação da fauna silvestre; além de uma pesquisa na qual constou o andamento e os resultados do projeto nas comunidades contempladas.

 

O projeto ambiente animal em Valença foi muito bem sucedido. Além da castração de um número bastante substancial de cães e gatos que vivem no entorno das Unidades de Conservação locais, formamos uma rede de proteção com protetores locais.

 

O Ambiente Animal castrou, no total, mais de 600 cachorros e gatos que vivem no entorno do Parque Estadual da Serra da Concórdia, do Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba e do Monumento Natural Serra dos Mascates, em Valença, entre os meses de agosto a outubro, quando o “Castramóvel Ambiente Animal”, um container totalmente adaptado para essa finalidade, esteve em Juparanã e no Centro desse município. 


  • Fotos

  • 2 fotos | 04/10/2018

    Valença Atividades Encerradas



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________