Ambiente

Notícias

Ambiente

Projeto Olho no Verde deflagra operação para coibir desmatamento em Teresópolis

 31/08/2018 - 12:01h - Atualizado em 31/08/2018 - 12:02h
 » ASCOM SEA/INEA

Projeto Olho no Verde deflagra operação para coibir desmatamento em Teresópolis


 O município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, foi o alvo de uma operação deflagrada, no dia 24 de agosto, pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), para reprimir desmatamento ilegal. A ação foi realizada a partir de imagens geradas pelo Projeto Olho no Verde, que monitora, via satélite, a cobertura florestal de uma área de 10 mil quilômetros quadrados, onde se localizam os principais remanescentes florestais do Rio de Janeiro.

 

A operação em Teresópolis detectou diversas atividades sem qualquer controle com relação, principalmente, a parte de supressão vegetal, colocando em risco a biodiversidade local. Ações como estas servem para inibir os potenciais poluidores e desmatadores do Estado do Rio de Janeiro.

 

A ação contou apoio de um helicóptero que sobrevoou as áreas apontadas pelo projeto Olho no Verde, assegurando o fator surpresa para flagrar os infratores. Durante a vistoria, a equipe flagrou uma área desmatada com abertura de um arruamento para loteamento provavelmente para um condomínio sem as devidas licenças ambientais. No momento da ação, não havia ninguém no local. Por isso, os técnicos fixaram placas informativas de monitoramento.

 

A equipe também flagrou uma área desmatada onde estava sendo construído um lago artificial. Foi emitida notificação de embargo de obra e o funcionário que estava no local da obra no momento da ação foi conduzido à Delegacia de Teresópolis como testemunha.

 

O Projeto Olho no Verde tem como principal objetivo o combate ao desmatamento ilegal através da incorporação da tecnologia do imageamento por satélite e de processamento de dados espaciais. O Olho no Verde é capaz de identificar desmatamentos em área de 200 metros quadrados. As imagens captadas são enviadas para o laboratório de georreferenciamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde passam por uma triagem.


  • Fotos

  • 4 fotos | Ambiente | 31/08/2018

    Projeto Olho no Verde deflagra operação para coibir desmatamento em Teresópolis



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________