Ambiente

Notícias

Ambiente

Inscrições no Projeto Conexão Mata Atlântica são prorrogadas até 31 de agosto

 05/07/2018 - 14:43h - Atualizado em 05/07/2018 - 14:43h
 » ASCOM SEA/INEA

Iniciativa valoriza e incentiva proprietários rurais das regiões Noroeste e Médio Paraíba do Estado do Rio que adotam ações de conservação da Mata Atlântica


 Foram prorrogadas até o dia 31 de agosto as inscrições para os proprietários rurais de seis microbacias das regiões hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e Médio Paraíba do Sul interessados em participar do Projeto Conexão Mata Atlântica, iniciativa que valoriza e incentiva quem adota ações de conservação da floresta nativa, recupera áreas degradadas e implementa práticas agrícolas sustentáveis.

 

Mais de 200 proprietários rurais das áreas atendidas no estado do Rio já manifestaram interesse em serem beneficiados pelo projeto. Os interessados que deram início ao processo de seleção, até o momento, estão em fase de apresentação da documentação e elaboração da proposta técnica, que indicará as áreas e ações a serem trabalhadas nas propriedades.

 

O projeto Conexão Mata Atlântica prevê recompensar o produtor rural por meio do mecanismo financeiro de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA). A iniciativa une esforços do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e dos governos dos estados São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para a recuperação e preservação da Mata Atlântica da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, principal manancial de abastecimento da região Sudeste do país.

 

Uma das principais finalidades do projeto é o aumento dos estoques de carbono a partir da implementação de ações que promovam a recuperação e conservação ambiental, a conexão dos fragmentos florestais e a manutenção da biodiversidade, de forma integrada à adoção de práticas agrícolas sustentáveis, como a conversão de pastagens em sistemas silvipastoris ou agroflorestais. Dessa forma, a iniciativa estimula o desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias e gera maior valorização dos serviços ambientais e do produtor rural.

 

No Estado do Rio de Janeiro, o projeto abrange seis municípios em áreas estratégicas para a manutenção dos fragmentos florestais de Mata Atlântica e preservação dos recursos hídricos que compõem as regiões hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e Médio Paraíba do Sul. No Noroeste do estado, as áreas atendidas correspondem aos municípios de Italva (microbacia Córrego Coleginho/Olho D’água), Cambuci (microbacias Valão Grande, Córrego Caixa D’água/Valão Grande II), Varre-Sai (microbacia Varre-Sai) e Porciúncula (microbacia Ouro). Na região Sul serão contemplados os municípios de Valença e Barra do Piraí (microbacia Rio das Flores).

 

Até a conclusão do projeto, previsto para 2021, a meta é alcançar 1.500 hectares de conservação de floresta nativa, 750 hectares de restauração florestal e 1.500 hectares de conversão produtiva.

 

Para a coordenadora de Gestão do Território e Informações Geoespaciais do Inea e coordenadora geral do projeto Conexão Mata Atlântica no estado do Rio, Marie Ikemoto, o projeto tem uma função importante de resgatar o papel social e ambiental do proprietário e produtor rural, fundamental para a manutenção da qualidade do nosso ar, da água e do alimento que consumimos.

 

“O Conexão Mata Atlântica cria condições para a implementação de práticas que promovem a sustentabilidade e a recuperação da floresta, assim como a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas por meio do aumento dos estoques de carbono no campo. Essas ações possibilitam proporcionar, a médio e longo prazos, a reversão do quadro de degradação ambiental da bacia do rio Paraíba do Sul”, afirma Marie.

 

Os proprietários rurais interessados em aderir ao programa, deverão se inscrever no Edital de Seleção Pública do Projeto Conexão Mata Atlântica, apresentando manifestação de interesse e um Plano de Ação que conterá a indicação das áreas a serem recuperadas na propriedade. A obrigatoriedade exigida é o imóvel estar inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais informações disponíveis no site do projeto: www.inea.rj.gov.br/conexaomataatlantica.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________