Ambiente

Notícias

Ambiente

Projeto Ambiente Animal beneficia município de Vassouras, no Médio Paraíba Fluminense

 03/07/2018 - 10:52h - Atualizado em 03/07/2018 - 10:52h
 » ASCOM SEA/INEA

O Projeto Ambiente Animal, que abrange serviços como feira de adoção e campanha de incentivo à guarda responsável


O Projeto Ambiente Animal, que abrange serviços como feira de adoção e campanha de incentivo à guarda responsável, chegou ao município de Vassouras, no Médio Paraíba Fluminense, e irá beneficiar as áreas situadas no entorno do Parque Estadual da Serra da Concórdia e do Refúgio da Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba.

 

Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, o Projeto Ambiente Animal foi concebido com a finalidade de minimizar os impactos causados por cães e gatos na fauna silvestre das unidades de conservação. Esses impactos estão frequentemente associados a condutas inadequadas e até mesmo ilegais dos seus tutores/donos. Dentre elas a principal é o abandono. Estes animais, quando abandonados em áreas naturais e seu entorno, podem causar danos ao se alimentarem da fauna nativa, competir por alimento, além de disseminar doenças e parasitas.

 

Para minimizar esses impactos, essa iniciativa irá promover atividades de educação e sensibilização ambiental com o objetivo de apresentar às comunidades a importância da guarda responsável para a saúde do bichinho, do ser humano e para a conservação da fauna silvestre; além de uma pesquisa na qual constará o andamento e os resultados do projeto nas comunidades contempladas. Esses resultados serão discutidos e apresentados em um seminário técnico-científico.

 

As atividades começaram na última segunda-feira (25/6), com a castração de cães e gatos que vivem em áreas das unidades de conservação locais, um outro serviço abrangido pelo Projeto Ambiente Animal. As cirurgias estão sendo realizadas em um contêiner, batizado de “Castramóvel Ambiente Animal”, totalmente adaptado para essa finalidade.

 

Os animais estão sendo mapeados pela equipe do Viva Rio Socioambiental, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social do município, trabalho este que é fruto da parceria com a Prefeitura local, e que conta também com apoio da Universidade de Vassouras. Representantes de grupos de proteção animal desse município também estão auxiliando na captura e na identificação dos animais aptos à cirurgia, de acordo com idade, peso e condições de saúde.

 

“Após uma triagem inicial dos mobilizadores, uma das pessoas da equipe do projeto irá entrar em contato com os moradores para agendar dia e horário para seu animal ser castrado. Somente os animais cadastrados serão castrados”, afirmou Márcia Rolemberg.

 

O Projeto Ambiente Animal é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a Can & Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. Foi lançado em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, em maio deste ano, e agora beneficia o município de Vassouras. Valença é a próxima cidade a ser contemplada por esse projeto.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________