Ambiente

Publicações Flora Endêmica


Estas publicações revelam a diversidade da flora da Mata Atlântica no território fluminense, para o conhecimento, conscientizando a sociedade da importância de se conservar nossa biodiversidade.


Estas 5 (cinco) publicações que a Secretaria de Estado do Ambiente ora disponibiliza ao público é fruto da parceria com o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Estas publicações revelam a diversidade da flora da Mata Atlântica no território fluminense, contribuindo para difusão do conhecimento, sensibilizando e conscientizando a sociedade da importância de se conservar nossa rica biodiversidade.

 

1. Livro Vermelho da Flora Endêmica do Estado do Rio de Janeiro

 


A avaliação do estado de conservação de plantas e a elaboração de listas oficiais que identificam espécies ameaçadas são passos primordiais para a conservação da biodiversidade. Esta obra é de grande importância, não apenas por apresentar o resultado de um esforço da instituição para avaliar o estado de conservação das 884 espécies de plantas endêmicas do estado, mas também por se tratar de mais um avanço no cumprimento de metas definidas pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas, no âmbito da Convenção da Biodiversidade. A edição também oferece grande subsídio para outras importantes publicações, como o “Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro ” e “Áreas prioritárias para a conservação da flora endêmica do estado do Rio de Janeiro”.

Livro Vermelho - Apresentações e Parte 1

Livro Vermelho - Parte 2 - Espécies Endêmicas

Livro Vermelho - Parte 2 - Epécies Endêmicas (Continuação)

Livro Vermelho - Parte 3 - Anexos e Final

 

2. Lista da Flora das Unidades de Conservação Estaduais do Rio de Janeiro

 


A Lista da Flora das Unidades de Conservação Estaduais do Rio de Janeiro é um dos primeiros esforços dedicados a compilar a lista de espécies da flora de 36 unidades de conservação estaduais do Rio de Janeiro. A obra está organizada por categoria, e para cada uma delas é apresentada sucintamente informações sobre sua criação, fitofisionomias predominantes, localização, a lista de espécies presentes e a bibliografias consultadas.

Lista da Flora Completa

 

3. Áreas Prioritárias Para a Conservação da Flora Endêmica do Estado do Rio de Janeiro

 


Subsidiado pelos resultados das avaliações do estado de conservação das 884 espécies de plantas endêmicas do estado, este livro apresenta análises quantitativas que fornecem suporte as ações de conservação e pesquisas focadas em espécies de plantas endêmicas do estado do Rio de Janeiro. Considerando que mais de 50% das espécies endêmicas do estado se encontram sobe algum status de ameaçada de extinção, e que aproximadamente 20% destas espécies encontram-se fora de áreas legalmente protegidas, a identificação das áreas prioritárias para a conservação se constitui de uma importante ferramenta para nortear políticas públicas, no que tange a criação e gestão das unidades de conservação e outras estratégias de gestão da biodiversidade, com foco na conservação de espécies ameaçadas de extinção no território estadual.

Áreas Prioritárias - Apresentação e Capítulo 1

Áreas Prioritárias - Capítulo 2

Áreas Prioritárias - Capítulo 3

Áreas Prioritárias - Capítulo 4 e Referências

 

4. Plano de Ação Nacional (PAN) para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro

 


O “Plano de Ação Nacional (PAN) para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro ” foi construído por várias mãos que contribuíram para alcançarmos um consenso sobre quais são as ações necessárias para conservar as espécies e cessar/mitigar os vetores de pressão que incidem em suas populações. O PAN possui 16 ações transversais, que têm aplicação e impacto na flora ameaçada de todo o território estadual, distribuídas em quatro metas temáticas, e 30 ações específicas, direcionadas para as nove Regiões Hidrográficas do estado. Constitui-se em uma ferramenta fundamental para nortear tomadas de decisão para salvar nossas espécies endêmicas em risco de extinção.

PAN - Apresentações e Parte I - 1. A flora do Estado do Rio de Janeiro

PAN - Parte I - 2. Plano de Ação Nacional & 3. As Regiões Hidrográficas do Estado

PAN - Parte II e Final

 

5. Guia Procura-se – Flora Endêmica do estado do Rio de janeiro

 


A publicação deste Guia visa difundir, de maneira simples e direta, espécies endêmicas do estado do Rio de Janeiro que são muito raras e/ou poucos conhecidas para a comunidade científica e para a população fluminense, como alvo de buscas para o aprimoramento do conhecimento ainda escasso da flora endêmica do estado. O guia oferece ao usuário informações provindas de etiquetas das exsicatas e pesquisas bibliográficas, além de dados sobre ocorrência, tipo de vegetação, características morfológicas e imagens que irão auxiliar os leitores na identificação da espécie.
Esta publicação faz parte da Campanha PROCURA-SE, que objetiva o engajamento à ciência cidadã, estimulando o público a conhecer a Mata Atlântica e difundir este conhecimento, estimulando a sensação de pertencimento e um novo sopro conservacionista na sociedade. O Guia e o aplicativo - Detetive Botânico, estimula os visitantes das unidades de conservação e os exploradores modernos da natureza a observar, admirar e, com belas fotografias, por exemplo, contribuir para o conhecimento da diversificada flora da Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

Guia Procura-se - Apresentações, Agradecimentos, Como Usar

Guia Procura-se - Guia de Campo - Letra "A"

Guia Procura-se - Guia de Campo - Letra "B" até Letra "L"

Guia Procura-se - Guia de Campo - Letra "M" (Parte I)

Guia Procura-se - Guia de Campo - Letra "M" (Parte II)

Guia Procura-se - Guia de Campo - Letras "O" e "P"

Guia Procura-se - Guia de Campo - Letras "R", "S" e Colaboradores

Guia Procura-se - Glossários e Referências
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________