Ambiente

Notícias

Ambiente

Projeto De Olho no Lixo celebra Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas

 08/06/2018 - 14:05h - Atualizado em 08/06/2018 - 14:05h
 » ASCOM SEA/INEA

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado em 5 de junho), os agentes ambientais do Projeto De Olho no Lixo, uma iniciativa tocada pela Secretaria de Estado do Ambiente, participaram, na quarta-feira (6/6), de um plantio de mudas na Rocinha, na Zona Sul do Rio.


 Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado em 5 de junho), os agentes ambientais do Projeto De Olho no Lixo, uma iniciativa tocada pela Secretaria de Estado do Ambiente, participaram, na quarta-feira (6/6), de um plantio de mudas na Rocinha, na Zona Sul do Rio. A atividade contou com a participação de alunos das Escolas Estadual Ayrton Senna e Municipal Luiz Paulo Horta.

 

Os estudantes puderam entender um pouco do ciclo do lixo dentro da Rocinha, a importância da coleta seletiva, conheceram os projetos Ecomoda e funk Verde e participaram do plantio de 80 mudas, dentre elas, espécies da Mata Atlântica, e foi realizado no terreno da Cooperativa Rocinha Recicla, na localidade conhecida como Roupa Suja. Dentre as mudas, 20 eram de árvores frutíferas, como goiaba, acerola, pitanga, fruta do conde e palmito-jussara.

 

Após o plantio, os agentes participaram da III Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Maracanã, através de uma oficina do Ecomoda e uma roda de conversa sobre a Cooperativa.

 

No dia 5 de junho, o Projeto Olho no Lixo acompanhou uma visita ao Horto Estadual de Guaratiba, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) dos alunos da Escola Municipal Luiz Paulo Horta. Nessa atividade de educação ambiental, os alunos aprenderam sobre plantio de mudas, variações, tipos, tamanhos, solo de plantas, sementes e flores, além do trabalho de um Guarda-Parques. Além disso, os alunos aprenderam a cultivar mudas em garrafa pet.

 

Fruto de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Ambiente e o Viva Rio Socioambiental, com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), o Projeto De Olho no Lixo desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo. Além da coleta de lixo, que é realizada por 30 agentes socioambientais que já recolheram, de maio de 2016 até o momento, 888 mil quilos de resíduos em pontos estratégicos da Rocinha, o Projeto De Olho no Lixo tem outro eixo de atuação que é o de educação ambiental, cultura e comunicação que pretende evitar a continuidade de lançamento dos resíduos pelos moradores e transformando lixo em arte e renda. Para isso, são oferecidos os cursos Ecomoda, que ensina a reutilizar jeans usados, retalhos, banners na produção de roupas e acessórios; e Funk Verde, de percepção sonora com a utilização de instrumentos musicais confeccionados a partir da reutilização de resíduos.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________